
Geovany Quenda é o grande destaque na convocatória da Seleção Sub-21 para o Euro 2025, que irá realizar-se na Eslováquia, a partir do dia 11 de junho.
O extremo do Sporting, que já foi chamado à Seleção A, não constou nos eleitos de Roberto Martínez para a final-four da Liga das Nações, facto, assim, justificado esta quinta-feira com a presença entre as escolhas de Rui Jorge para o Campeonato da Europa.
Sobre isto, o selecionador elogiou as qualidades do jogador, mas avisou que os valores da seleção devem ser respeitados: «Olhando para o valor do Quenda, é mais um jogador que vem acrescentar. A partir do momento em que esteve na Seleção A isso demonstra a sua mais valia. O facto de voltar aos sub-21 tem de ser encarado pelo jogador de uma forma normal. Acredito que ele preferisse estar na seleção principal, é o que eu quero que todos os jogadores pensem, que é estar no patamar mais elevado.»
«Agora, há valores que têm de ser sempre respeitados. Representar a nossa seleção tem de ser feito com o máximo entusiasmo e máxima paixão, qualquer que seja o escalão. Eu só quero jogadores que sintam isso. Acredito que o Quenda sinta isso e tem de o demonstrar», disse o técnico.
«Samuel Soares? Houve uma cedência do Benfica»
Também a chamada de Samuel Soares foi tema de conversa na conferência de imprensa após o anúncio dos convocados. Com a presença no Euro, o guarda-redes do Benfica não poderá participar no Mundial de Clubes. Rui Jorge afirmou que a convocatória do guardião teve a bênção dos encarnados.
«Fizemos toda a preparação como se esta situação não fosse possível, mas nunca deixámos de ter contacto com os clubes. Houve a possibilidade e a cedência do Benfica em deixar vir o Samuel, além da vontade dele em vir», explicou.
«É alguém que está connosco desde o início do apuramento, inclusive há quatro anos. É muito bem-vindo ao nosso grupo», acrescentou.
Portugal começa a participação no Euro Sub-21 a 11 de junho, frente à França. Está incluído no Grupo C juntamente com os gauleses, Geórgia e Polónia.