Ser eficaz na primeira parte, distribuir magia na segunda. Com uma exibição muita adulta, os juniores do Sporting golearam o Mónaco por 4-0 e carimbaram com classe o lugar na próxima fase da UEFA Youth League.
O Sporting entrou na fase a eliminar sem derrotas e cedo se percebeu porquê. Apesar do Mónaco ter assumido o controlo da posse de bola, a primeira ocasião pertenceu a Afonso Moreira que, com um remate em arco, obrigou Stawiecki a voar para evitar o primeiro da partida. Se ao minuto seis o guarda-redes francês foi decisivo, aos oito a bola entrou mesmo na baliza dos franceses.
Depois de uma grande incursão do inspirado Afonso Moreira pelo corredor esquerdo, Gabriel Silva aproveitou um corte incompleto de um defesa monegasco para ganhar posição e rematar forte para o primeiro golo da partida. Apesar do golo sofrido madrugador, o Mónaco aproveitou várias perdas de bola do Sporting na primeira fase de construção para assustar Miguel Gouveia e ganhar ascendente.
Aos 16´, Bouabré serviu Boura, mas o avançado já rematou em ângulo apertado e permitiu a defesa ao guarda-redes leonino. A caminho da meia hora de jogo, o Mónaco começava a encostar o Sporting às cortas, mas três desequilibradores vestidos de verde e branco escaparam ao sufoco e alargaram a vantagem leonina.
Manuel Mendonça comandou uma transição rápida leonina e com Gabriel Silva a dar linha de passe no corredor esquerdo, preferiu servir Flávio Gonçalves na direita que tirou um adversário do caminho e rematou com classe para o segundo da partida. O combate não terminou, mas o segundo golpe nas aspirações monegascas diminuiu a intensidade do jogo, que, ainda assim, caminhou para o intervalo mais quizilentos com muitas faltas e paragens.
Em vantagem e sob o olhar atento de Frederico Varandas e Rui Borges, os pupilos de João Pereira resolveram praticamente a partida no primeiro minuto da segunda parte. Manuel Mendonça aproveitou uma perda de bola monegasca em zona proibida, para galgar uns metros e desferir um remate puxado que alargou para três golos a vantagem leonina.
Aos 51´, o Mónaco teve a melhor a oportunidade para reduzir distâncias, mas o defesa central Nidombé, sozinho no coração da área, rematou para as nuvens, desperdiçando um autêntico penalti em movimento.
Os comandados do antigo jogador do Liverpool Djimi Traoré nunca estiveram confortáveis defensivamente, mas na segunda parte, sentiram ainda mais dificuldades em controlar a profundidade e as transições rápidas leoninas. Numa dessas situações, o guarda-redes do Mónaco saiu da baliza para controlar um passe em profundidade do Sporting, mas acabou por atropelar autenticamente Gabriel Silva.
Com menos um, os monegascos partiram ainda mais o jogo e, aos 83´, Flávio Gonçalves aproveitou para espalhar, novamente, magia. Em superioridade numérica, o criativo de 17 anos preferiu trocar as voltas a Nidombe e rematar com classe para o quarto golo da partida.
O Sporting não tirava o pé do acelarador e teve três oportunidades em cinco minutos para marcar o quinto golo. Valeu o guarda-redes suplente Marty que evitou a manita, mas não a eliminação dos monegascos.
Vitória justa dos leões que seguem para os oitavos de final da UEFA Youth League.