O Supremo Tribunal Administrativo (STA) decidiu que o Gondomar SC, despromovido, em 2009, à 2.ª Divisão B na sequência do processo Apito Dourado, terá que regressar à 2.ª Liga, campeonato que disputava à data dos factos. Segundo informações recolhidas pelo NOW, o STA decidiu, nos primeiros meses do ano, não dar razão a um recurso da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), sendo que esta decisão já transitou em julgado.

Ao que o NOW apurou, nos últimos meses o presidente do Gondomar SC Álvaro Cerqueira e os dirigentes da FPF têm mantido reuniões discretas, no sentido da resolução do problema criado com a decisão do STA. Este acórdão surgiu na sequência de uma decisão judicial já favorável ao Gondomar de 2014, que anulou a utilização e escutas telefónicas no processo disciplinar que ditou a descida de divisão, na sequência do processo Apito Dourado.

A FPF recorreria desta decisão para o STA, que este ano arrumou em definitivo com a questão: o Gondomar SC deverá voltar à 2.ª Liga. Quando? De acordo com os regulamentos, as decisões judiciais efetivam-se na época seguinte, de forma a dar tempo para organizar as competições. Ou seja, o Gondomar poderá regressar à 2.ª Liga na época 2026/2027.