
'A olímpica brasileira Tatiana Weston-Webb, medalha de prata em Paris2024, decidiu interromper a carreira competitiva, depois de participar na prova da elite mundial do surf na Praia de Supertubos, em Peniche, para cuidar da sua saúde emocional.
"Estou incrivelmente agradecida por tudo o que alcancei no surf até agora. Percebi recentemente que preciso de estar mais atenta à minha saúde emocional. Enquanto atleta, sempre fui uma apaixonada pelo que faço, mas também sei que tratar do meu bem-estar [psicológico] é essencial para honrar a minha paixão e continuar a competir ao mais alto nível", lançou a atleta, em declarações reproduzidas pela Liga Mundial de Surf (WSL).
Tati, campeã em Supertubos em 2022, despediu-se da etapa portuguesa do circuito principal da WSL, que terminou no domingo passado, no 17.º lugar, o mesmo que ocupa no ranking mundial em 2025 (em 18 surfistas), após terem sido disputadas três etapas.
"A exaustão emocional e física que tenho sentido ultimamente foi um sinal claro de que era o momento para fazer uma pausa e reconectar-me comigo mesma", realçou a vice-campeã mundial de 2021, que integrou a elite internacional durante uma década.
A WSL revelou que a vaga aberta pelo afastamento até ao final da temporada da atleta de 28, que nasceu no Havai (Estados Unidos), mas representa o Brasil (é filha de mãe canarinha), vai ser preenchida por convites feitos para cada um dos restantes oito eventos, excluindo as finais, para as quais só se qualificam os cinco melhores surfistas masculinos e femininos.