Domingo perfeito para Jonas Vingegaard! O dinamarquês da Visma-Lease a Bike venceu a Volta ao Algarve com um triunfo esmagador no contrarrelógio final, que terminou no Alto do Malhão.

Desiludido com o sexto lugar e o tempo perdido na segunda etapa, no Alto da Fóia, Vingegaard recuperou a desvantagem para João Almeida, batendo o português da UAE Emirates por 31 segundos na corrida contra o tempo e distanciando por 14 segundos na classificação geral.

«Não sei se esperava ganhar a Volta ao Algarve, mas certamente esperava vencer o contrarrelógio. Obviamente, depois do que aconteceu no outro dia [no Alto da Fóia], talvez estivesse um pouco mais desconfiado... Mas, para ser sincero, creio que hoje [domingo] mostrei o meu verdadeiro ‘eu’», começou por declarar Jonas Vingegaard.

«Estou muito satisfeito. Foi um grande dia para mim e para a equipa. Estou obviamente muito feliz por vencer a classificação geral e vingar-me do resultado na outra etapa. A minha filha disse-me que tinha de ganhar, isso deu-me ainda mais motivação para ganhar por ela», disse o sucessor de Remco Evenepoel no palmarés dos vencedores da Algarvia.

«Foi um ótimo contrarrelógio, diverti-me muito. Foi um percurso que me agradou, mesmo que isso dependa, obviamente, de ter boas pernas ou não», continuou Vingegaard. «Sinto-me bem, estou muito contente por ter feito um bom tempo e ansioso pelo resto da época», concluiu o vencedor da Volta a França em 2022 e 2023.