
Foi lançado esta terça-feira o concurso para o desenho das novas notas de euro. O Conselho do Banco Central Europeu (BCE) já tinha selecionado dois temas para a iniciativa: “Cultura Europeia”, centrado nos espaços culturais partilhados e em figuras europeias de destaque; e “Rios e Aves”, centrado na resiliência e diversidade dos ecossistemas naturais da Europa.
Os motivos propostos para ilustrar o tema “Cultura Europeia” são: na nota de cinco euros, a famosa soprano Maria Callas; na nota de 10 euros, o compositor alemão Ludwig van Beethoven; na nota de 20 euros, a cientista francesa Marie Curie; na de 50 euros, o escritor espanhol Miguel de Cervantes; na nota de 100 euros, o inventor Leonardo da Vinci; e na de 200 euros, a romancista e ativista política Bertha von Suttner.
Para a temática “Rios e Aves”, o BCE selecionou várias paisagens europeias, incluindo cascatas, cursos de rios e aves a sobrevoar as ondas revoltas do Atlântico.
O concurso agora aberto destina-se a designers gráficos residentes na União Europeia e tem como objetivo identificar as melhores propostas de design para as futuras notas de euro. O processo decorrerá em duas fases: uma fase de candidatura e uma fase de apresentação das propostas de design.
Os designers selecionados serão convidados a participar na segunda fase e a apresentar as suas propostas. Um grupo de peritos independentes — o Júri do Concurso de Design — avaliará os trabalhos e selecionará, no máximo, cinco propostas por tema.
As candidaturas devem ser enviadas a partir desta terça-feira através da plataforma do BCE até 18 de agosto, com a decisão final a ser tomada no final de 2026. A decisão será posteriormente submetida a consulta pública de todos os cidadãos da UE.
“O euro é mais do que uma moeda — simboliza a unidade e a diversidade europeias. Através deste concurso, convidamos designers de toda a Europa a moldar o futuro das nossas notas, de forma a refletir a nossa identidade cultural e o património natural comum”, afirmou o Presidente do BCE.