A BNP Paribas Cardif, unidade seguradora do BNP Paribas, concluiu a aquisição da AXA Investment Managers (AXA IM), uma operação anunciada a 1 de agosto de 2024 e que custou à empresa 5,1 mil milhões de euros. A par da aquisição, a empresa francesa fez um acordo de longo prazo com o Grupo AXA para gerir uma parte significativa dos seus ativos.

Com esta transação, o Grupo BNP Paribas vai criar uma plataforma de gestão de ativos responsável por mais de 1,5 biliões de euros em ativos sob gestão, adianta a empresa em comunicado. Assim, esta torna-se numa das maiores gestoras de ativos da Europa em ativos sob gestão. “Esta aquisição posiciona o grupo como líder europeu na gestão de poupanças de longo prazo para seguradoras e fundos de pensões, com cerca de 850 mil milhões de euros, e visa tornar o BNP Paribas no líder europeu na captação de fundos para investimentos em ativos privados, além de posicionar o grupo entre os principais fornecedores de ETF na Europa”, acrescenta.

Sobre o impacto nas contas do Grupo BNP Paribas, este esclarece que prevê um crescimento das receitas do mesmo até 2026 superior a 5%, um retorno sobre o capital investido acima de 14% em 2028 e de 20% em 2029. No que diz respeito à capitalização do grupo, esta operação vai baixar o rácio CET1 em 35 pontos base no terceiro trimestre. Em relação a este aspeto, o banco informa que está em conversações com as autoridades de supervisão. A agência Reuters relembra que o BNP Paribas contava usufruir do ‘danish compromise’ – mecanismo que permite regras de capital favoráveis a bancos com unidades de seguros – para levar a cabo esta compra.

Vai ser feito um ponto de situação sobre estado da operação quando forem apresentados os resultados do terceiro trimestre e uma análise mais aprofundada no primeiro trimestre de 2026, revela o BNP Paribas. De momento, estão em funcionamento grupos de trabalho conjuntos com o objetivo de refletir e desenvolver um ‘roadmap’ comum, nomeadamente no que diz respeito à oferta e aos serviços. Este será submetido às instâncias representativas dos trabalhadores, informa o grupo.

Esta aquisição implica a fusão da AXA IM, BNP Paribas AM e BNP Paribas REIM, dando origem à nova plataforma detida pela BNP Paribas Cardif, que a utilizará para a gestão de “parte significativa” dos seus ativos. Este projeto está em consulta com os representantes dos trabalhadores, assegura a empresa. Quem vai liderar as atividades de gestão de ativos do Grupo BNP Paribas é o CEO da BNP Paribas AM, Sandro Pierri. Já o presidente executivo da AXA IM vai presidir às atividades de gestão de ativos do grupo.

O diretor e CEO do Grupo BNP Paribas, Jean-Laurent Bonnafé, sublinha que as equipas da AXA IM vão encontrar no BNP Paribas “uma forte cultura de serviço ao cliente, bem como perspetivas ambiciosas de crescimento e inovação”. “São equipas com competências reconhecidas e complementares, que juntas vão construir um projeto industrial europeu para melhor servir os nossos clientes. Tenho total confiança na capacidade das equipas de gestão das nossas atividades de gestão de ativos para desenvolver o negócio e criar valor para os nossos clientes e colaboradores”, reforça.