A Direção de Corporate & Investment Banking (CIB) do CaixaBank formalizou mais de 2.000 operações em 2024 através das suas três áreas de negócio: Banca de Empresas, Banca Internacional e Banca Institucional. No total, canalizou mais de 39,5 mil milhões de euros de investimento, o que representa um aumento de 20% em relação ao ano anterior. Os setores mais ativos foram a indústria, a tecnologia, os media e as telecomunicações, e a construção e infraestruturas.

Em 2024, destaca-se o crescimento do crédito concedido pelas sucursais internacionais, que atingiu os 19,3 mil milhões de euros, um aumento de 18,7% face ao ano anterior, refere o banco espanhol num comunicado divulgado nesta quinta-feira.

Em 2025, o CaixaBank CIB prevê uma forte atividade no setor das infraestruturas industriais e de telecomunicações (centros de dados e fibra ótica), bem como um aumento do financiamento de projetos que combinem centros de dados e geração de energias renováveis. O aumento da capacidade de armazenamento de baterias também pode ser um setor próspero, salienta o banco.

Para Iñaki Badiola, diretor da CIB do CaixaBank, “o novo Plano Estratégico 2025-2027 do CaixaBank considera a CIB como um dos pilares para acelerar o crescimento do banco e, para enfrentar este desafio, contamos com uma equipa de mais de 850 profissionais com as competências e o enfoque necessários para prestar um serviço de alta qualidade e competir num mercado global que exige um elevado grau de especialização”.

O CaixaBank CIB alcançou 19,53 mil milhões de euros em financiamento sustentável em 2024, mais 1,6% do que em 2023, através de 645 operações em 37 países. Este valor colocou o CaixaBank em 4º lugar na Europa e em 13º lugar no mundo, de acordo com o ranking Refinitiv-LSEG, refere a instituição.