O Conselho de Administração do CaixaBank nomeou Amparo Moraleda Martínez vice-presidente do banco, após o relatório favorável do Comité de Nomeações e Sustentabilidade. Moraleda, conselheira independente do Conselho de Administração do CaixaBank desde 2014, sucede neste cargo a Tomás Muniesa, atual presidente não executivo.

A gestora tem uma longa carreira como executiva e membro do conselho de administração de várias empresas e organizações a nível nacional e internacional.

Nascida em Madrid, é licenciada em Engenharia Industrial pelo ICAI e tem um PDG do IESE Business School. Foi executiva da IBM entre 1995 e 2009, onde, a partir de 2001, desempenhou funções de diretora geral para Espanha e Portugal e, a partir de 2005, a sua área de responsabilidade foi alargada à Grécia, Israel e Turquia. Foi também executiva da Iberdrola entre 2009 e 2012.

Para além de fazer parte do Conselho de Administração do CaixaBank, Amparo Moraleda é atualmente conselheira independente do Grupo Airbus, do Grupo Vodafone e da A.P. Møller-Mærsk.

O Conselho de Administração do CaixaBank

No passado dia 20 de fevereiro, o Conselho de Administração do CaixaBank propôs à Assembleia Geral de Acionistas a nomeação de Rosa María García Piñeiro, Luis Álvarez Satorre e Bernardo Sánchez Incera como novos administradores independentes; Pablo Forero Calderón como “outro administrador externo”; e José María Méndez Álvarez-Cedrón como administrador dominical por proposta da Fundação “la Caixa”, todos eles por um período de 4 anos., refere o banco em comunicado.

De igual modo, o Conselho de Administração do CaixaBank propôs a reeleição dos atuais administradores Koro Usarraga Unsain (administrador independente), Fernando Maria Costa Duarte Ulrich (outro administrador externo) e Teresa Santero Quintillá (administradora dominical por proposta do FROB e do BFA), igualmente por um período de 4 anos.

Com esta proposta de nomeações e reeleições, que será submetida à aprovação da Assembleia Geral Ordinária de Acionistas do próximo dia 11 de abril, o Conselho de Administração do CaixaBank manterá a mesma estrutura de 15 membros, dos quais nove – 60% do total – continuarão a ser administradores independentes. Para além disso, o Conselho continuará a ter uma representação feminina de 40% do total.

A composição do Conselho de Administração do CaixaBank completa-se com os atuais administradores: Tomás Muniesa, presidente do CaixaBank e conselheiro dominical; Gonzalo Gortázar, presidente executivo do CaixaBank; e os conselheiros independentes Eduardo Javier Sanchiz Irazu, María Verónica Fisas Vergés, Cristina Garmendia Mendizábal, Peter Löscher e Amparo Moraleda Martínez.