
O Cineteatro Avenida, em Castelo Branco, recebe, nos dias 21, 22 e 23 de Maio, o Festival de Língua Portuguesa “A Língua Toda 2025”, evento que pretende mostrar a dimensão universal de uma língua espalhada pelo mundo.
Segundo o comunicado da organização do evento, na primeira edição, o festival procura leitores para a criação de uma comunidade que dará voz a textos de Daniel Filipe, Raduan Nassar e Adélia Prado.
“Leitores, com a idade mínima de 16 anos, podem inscrever-se até dia 11, na morada electrónica da produtora de actividades literárias Alma Azul, para a leitura do longo poema ‘A Invenção do Amor’, de Daniel Filipe, que nasceu na Boa Vista [Cabo Verde] e de quem se assinala este ano o centenário”, explica o comunicado.
O festival, refere o documento, é inaugurado no dia 21, às 18:00, precisamente com a leitura do poema de Daniel Filipe.
Para o dia 22, também às 18:00, as leituras organizam-se em redor do brasileiro Raduan Nassar, Prémio Camões 2016, autor singular que, após a edição de três livros, abandonou a vida literária, não sem antes escrever um conto publicado em “Menina a Caminho”, através do qual explica a sua radical opção.
Já o terceiro e último dia do festival é dedicado a Clarice Lispector e irá ser lida uma selecção de poemas do Livro “Com Licença Poética”, da actual detentora do Prémio Camões, Adélia Prado, dando desta forma a conhecer a obra da autora brasileira que completará, no mês de Dezembro, 90 anos.
De acordo a Lusa, trata-se de uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Castelo Branco, em parceria com a Alma Azul, editora e produtora de actividades literárias e que conta com o apoio da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB).