Decorreu esta tarde, no SUD, em Lisboa, a terceiro edição da conferência Forbes Women Summit, dedicado ao tema O Poder de Acreditar, que contou com a presença de inúmeras personalidades de várias áreas da economia nacional. O evento culminou, antes do encerramento, com a atribuição do Prémio My Forbes, que destaca a vida e carreira de uma mulher com impacto no panorama português. A homenageada deste ano foi a banqueira Maria Cândida Rocha e Silva, que fundou e lidera o Banco Carregosa.

A empresária recebeu um ramo de flores das mãos do fundador do grupo MediaNove, N’Gunu Tiny, dono da Forbes Portugal, acompanhado pela homenageada do ano passado, Francisca Van Dunem, e uma serigrafia da autora Cláudia Sampaio, alusiva ao tema das mulheres. Visivelmente emocionada, Maria Cândida, agradeceu a ilustre distinção.

Uma vida dedicada às finanças

Foi a primeira mulher a assumir o papel de corretora oficial da Bolsa de Valores Portuguesa, numa altura em que esta era uma profissão ainda considerada masculina. Maria Cândida Rocha e Silva, 81 anos, fez história na área financeira em Portugal. Empreendedora nata construiu a pulso a sua carreira neste setor, sendo atualmente presidente do Conselho de Administração do Banco Carregosa, do qual é também acionista.

Nasceu em Vila do Conde e licenciou-se em Filologia Românica, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Iniciou o seu percurso profissional em 1970 na área dos mercados de capitais ao lado do seu pai, Manoel Rocha e Silva, na L.J Carregosa & Companhia, corretora centenária na qual a família adquiriu uma participação financeira. As origens da companhia remontam a 1833, ano em que foi fundada no Porto por Lourenço Joaquim Carregosa, com o objetivo de negociar divisas.

Maria Cândida é, ainda hoje, uma mulher ativa na liderança do banco, tendo acumulado inúmeros prémios e distinções ao longo da sua carreira.

O negócio da família cresceu e, em 1981, Maria Cândida Rocha e Silva desafiou as convenções sociais e tornou-se corretora oficial da Bolsa de Valores. A sua carreira foi evoluindo e chegou a presidente da Corretora LJ Carregosa, mais tarde designada de LJ Carregosa – Sociedade Financeira de Corretagem. O Banco Carregosa, com sede no Porto, viria a nascer em junho de 2008, sendo atualmente uma instituição especializada em banca privada. A gestora dedica parte do seu tempo a apoiar diversas instituições, nomeadamente na área da responsabilidade social.

Com duas filhas e cinco netos, Maria Cândida é, ainda hoje, uma mulher ativa na liderança do banco, tendo acumulado inúmeros prémios e distinções ao longo da sua carreira.