O quarto maior banco de Itália, BPER, anunciou nesta quinta-feira uma atualização à sua oferta sobre o rival mais pequeno Banca Popolare di Sondrio (BP Sondrio). A nova proposta prevê, além das 1,45 ações do BPER por cada ação do BP Sondrio, um pagamento adicional de 1 euro por cada ação do banco visado. De acordo com as contas da agência Reuters, esta atualização coloca o valor do banco em 5,44 mil milhões, o que implica um prémio de 3% face ao valor do último fecho de mercado.

Esta notícia surge no dia a seguir ao banco ter obtido a autorização da parte da autoridade da concorrência italiana, que impôs a venda de seis agências do grupo resultante da fusão, sendo cinco do BPER e uma do BP Sondrio. Esta venda deve ocorrer dentro de 10 meses.

Mais ainda, a oferta nova surge semanas após o CEO do BPER, Gianni Franco Papa, ter garantido que a instituição ia cingir-se ao valor inicial de 4,3 mil milhões oferecidos. Na semana passada, recorda a Reuters, a seguradora Unipol, a maior acionista de ambos os bancos, concordou com a operação.

Segundo os dados da LSEG utilizados pela Reuters, o BPER conta com uma capitalização de mercado de 10,9 mil milhões, o que significa que a empresa tem o dobro do tamanho do rival, avaliado em 5,32 mil milhões.

Recorde-se que a OPA do BPER sobre o BP Sondrio é uma de várias em curso na banca italiana. A primeira foi a do UniCredit sobre o Banco BPM, que tem sido contestada pelo visado e pelo governo do país, que aprovou a operação com algumas condições. Além destas, oBanco Ifis propôs comprar o Illimity e o Monte dei Paschi di Siena quer adquirir o Mediobanca.