A Kiyamata Business Center, empresa angolana de construção e arquitectura, defende uma abordagem mais sustentável, participativa e integrada, onde os projetos urbanísticos sejam desenvolvidos com visão de longo prazo, assentes em planos directores sustentáveis, com a participação de empresas nacionais, privadas.

Em entrevista à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, a director-geral da Kiyamata Business Center, Zenaida Paez, reconhece que o Governo tem feito esforços importantes, no sentido de criar infra-estruturas e centralidades que respondam à necessidade de habitação, serviços e mobilidade urbana

“A valorização da arquitectura em Angola tem vindo a crescer progressivamente, mas ainda enfrenta desafios significativos. Nota-se uma maior consciência sobre a importância do planeamento arquitectónico na construção de espaços funcionais, sustentáveis e esteticamente integrados com a realidade local”, sublinhou.

Entretanto, apelou, é essencial reforçar a valorização do arquitecto como agente estratégico no desenvolvimento urbano.

A responsável diz que, em 2024, a empresa consolidou a sua equipa, expandiu a carteira de clientes e reforçou a confiança do mercado nos serviços.

“Este ciclo de crescimento deve-se, em grande parte, à nossa aposta contínua na qualidade técnica, formação de quadros e inovação nos processos construtivos. A nossa actuação em projectos diversos de habitação social a empreendimentos comerciais reforçou a nossa versatilidade e impacto”, assegurou.

Durante o referido ano, Zenaida Paez fez saber que a instituição teve um desempenho muito activo, com o desenvolvimento dos nossos próprios projectos e mais de 82 projectos.

“Este número inclui projectos de arquitectura, pequenas obras residenciais e comerciais, reflectindo a nossa capacidade técnica, agilidade e atenção às necessidades específicas dos nossos clientes e parceiros. Foi um ano de crescimento consistente, marcado por soluções criativas e eficientes”, acrescentou.

Contudo, para este ano, detalha que a empresa tem previsto o lançamento de três projectos estruturantes de grande envergadura, alinhados com o seu core business nas áreas de construção civil, arquitectura e desenvolvimento urbano sustentável

“Estes investimentos representam um passo sólido na consolidação da nossa presença no sector e reflcetem o nosso compromisso com a qualidade, inovação e impacto social positivo”, concluiu.