O banco francês Société Générale aumentou os lucros em 70,8% no primeiro semestre, para 3,06 mil milhões de euros, e melhorou as previsões de rentabilidade para este ano, anunciou a instituição nesta quinta-feira. Até junho, o volume de negócios do grupo bancário atingiu 13,87 mil milhões, mais 8,6% do que no mesmo período do ano passado, fez saber a empresa em comunicado.

O resultado bruto de exploração foi de 4,94 mil milhões de euros, uma subida de 37,8% em relação ao primeiro semestre de 2024. O produto bancário líquido situou-se em 13,87 mil milhões de euros, ficando 4,1% acima do montante registado no primeiro semestre do ano passado (13,33 mil milhões).

O banco francês registou uma descida no custo líquido do risco de crédito, para 699 milhões de euros, valor que ficou 11,1% abaixo do contabilizado no primeiro semestre de 2024 (787 milhões).

Em comunicado, o presidente executivo do banco, Slawomir Krupa, afirma que os resultados são melhores em “receitas, redução de despesas, melhoria do rácio de exploração e da rentabilidade”, o que permitirá à instituição financeira rever em alta as metas de rentabilidade para 2025. O banco pretende atingir um rácio de exploração inferior a 65% para o conjunto do ano, contra os 66% anteriores, e obter uma rentabilidade dos seus ativos líquidos de cerca de 9%, mais um ponto percentual do que o projetado.

A empresa anunciou o lançamento de um plano de recompra de ações adicional, contando ainda pagar um dividendo intercalar no quarto trimestre de cada ano a partir de 2025.

“O Conselho de Administração aprovou uma alteração à política de distribuição [de dividendos], introduzindo um dividendo intercalar em dinheiro a pagar no quarto trimestre de cada ano a partir de 2025”, refere a empresa, em comunicado. Relativamente ao primeiro semestre deste ano, o Société Générale propõe pagar um dividendo intercalar de 0,611 euros por ação, a 9 de outubro de 2025.

Agência Lusa

Editado por Jornal PT50