A Microsoft anunciou a subida de preços das suas consolas e jogos Xbox esta semana, citando as “condições do mercado” e o aumento dos custos de produção, marcando mais uma grande subida de preços dos videojogos na sequência das tarifas impostas por Donald Trump, depois de a Nintendo ter anunciado que iria aumentar os preços da sua recém-lançada consola Switch 2.

Os preços de retalho recomendados pela Microsoft para as suas consolas Xbox vão aumentar pelo menos 20% para cada versão, de acordo com um anúncio da empresa.

A consola Xbox mais barata do mercado, a Series S com 512 GB de armazenamento, passará para 349,99 euros, um aumento de preço de 50 euros, enquanto a versão com 1 TB de armazenamento passará para 399,99 euros, com os mesmos 50 euros de aumento.

A Xbox Series X e a Series X Digital também viram o preço aumentar. A versão digital custa agora 549,99 euros e a standard custa 599,99 euros, um valor que ultrapassa o da PlayStation 5 standard.

A Microsoft disse que também vai aumentar os preços de alguns dos seus jogos para cerca de 80 euros a tempo da época festiva, seguindo os passos da Nintendo, que também aumentou os preços de alguns jogos para o mesmo valor em abril, quebrando o anterior padrão da indústria de um máximo de 70 euros para os jogos.

A Microsoft não mencionou as tarifas de Trump pelo nome no seu anúncio, embora tenha citado “condições de mercado” e “o aumento do custo de desenvolvimento” como razões para os aumentos dos preços.

(Com Forbes Internacional/Conor Murray)