
Vários bancos portugueses vão agora permitir às empresas aceder à plataforma SIBS ESG a partir do ‘home banking’. São eles o Millennium BCP, Santander Portugal, Novo Banco, BPI, Crédito Agrícola, Bankinter, ABANCA e Caixa de Crédito Agrícola de Leiria. Em breve, também o Banco Montepio vai ter esta opção.
“O novo canal de acesso aproxima ainda mais as empresas da gestão e reporte dos seus dados ESG, reforçando a integração do Portal SIBS ESG no ecossistema financeiro nacional”, salienta a empresa em comunicado. Segundo os dados revelados pela SIBS, “95,2% das empresas que concluíram o preenchimento da plataforma recomendam a sua utilização a outras organizações”. Para a instituição, este dado “reforça a relevância da plataforma como ferramenta essencial na transição para uma economia mais sustentável, alinhada com os critérios europeus e com as exigências dos mercados financeiros”.
Já mais de mil empresas podem gerir, através da plataforma em questão, a sua informação ESG e partilhar os dados necessários com as principais instituições financeiras com que trabalham em Portugal, de forma segura e estruturada. A rede de parceiros do portal, argumenta a SIBS, é um dos seus “principais trunfos”. Conta com 15 instituições financeiras, quatro entidades públicas (Turismo de Portugal, IAPMEI, AICEP e Câmara Municipal de Lisboa) e ainda mais de 30 associações e confederações empresariais, todas as trabalhar em conjunto “para promover uma cultura de sustentabilidade mais robusta”, destaca.
Entre os indicadores da plataforma estão os principais do âmbito ESG, o cálculo das emissões de gases com efeito de estufa, os riscos físicos e o alinhamento das atividades da empresa com os critérios de taxonomia ambiental, explica a empresa gestora da plataforma. A SIBS adianta ainda que a plataforma dispõe de ferramentas que facilitam a contabilização e organização destes dados, “tornando o processo mais simples e eficiente com o culminar da oferta de um relatório de auto-diagnóstico, bem como uma equipa de suporte dedicada da SIBS, para garantir todo o acompanhamento necessário na adesão e utilização da plataforma, sem qualquer custo”.