Tal como o Jornal PT50 tinha avançado, o serviço de pagamentos instantâneos entre Portugal, Espanha e Itália, denominado EuroPA, começou a operar no final deste mês de março. A SIBS informa nesta segunda-feira que a ligação do MB WAY para Espanha e para Itália está agora operacional, permitindo aos utilizadores MB WAY enviarem e receberem dinheiro de forma instantânea para números de telemóvel BIZUM e BANCOMAT, respetivamente.

Com este lançamento, os utilizadores do MB WAY podem transferir dinheiro entre países de forma fácil e imediata, com a mesma rapidez e experiência de utilização que já conhecem: basta selecionar o contacto na lista e o dinheiro ficará disponível de imediato na conta de destino.

Em Portugal, esta funcionalidade já está disponível para todas as instituições que já têm as transferências P2P MB WAY em SEPA Inst. Em Espanha e Itália a integração das instituições e dos utilizadores das respetivas soluções será feita de forma gradual até junho.

A parceria da SIBS com a espanhola Bizum e o italiano BANCOMAT liga 180 instituições financeiras e 45 milhões de utilizadores destes três países.

“O lançamento do EuroPA (Aliança Europeia de Pagamentos) e da interoperabilidade MB WAY marca um passo decisivo rumo a uma Europa mais conectada e unificada, com pagamentos digitais inovadores desenvolvidos sobre infraestruturas e standards europeus. A partir de hoje, os utilizadores do MB WAY podem enviar e receber pagamentos instantâneos, convenientes e seguros entre Portugal, Espanha e Itália”, explica Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS, em comunicado.

A nova plataforma está alinhada com o objetivo estratégico da autonomia europeia nos pagamentos, promovendo a adoção dos padrões SEPA e de transferências imediatas, e reforçando a confiança nas infraestruturas e soluções de pagamento europeias líderes. “Na SIBS, com o MB WAY, estamos empenhados em liderar o desenvolvimento de um ecossistema de pagamentos pan-europeu robusto, resiliente e totalmente interoperável — construído sobre infraestrutura e inovação europeias. Estamos a expandir ativamente a Aliança e a convidar outras soluções europeias a juntarem-se a nós na construção de um futuro verdadeiramente soberano, resiliente e interoperável para os pagamentos na Europa”, acrescentou Madalena Cascais Tomé.

Recorde-se que, em entrevista ao Jornal PT50, a CEO da SIBS já havia referido que os serviços digitais, cada vez mais, são considerados “críticos”, defendendo soluções integradas na Europa e a integração do futuro euro digital.

Nesta linha, a SIBS reforça que espera que o âmbito das transferências internacionais imediatas do MB WAY continuem a crescer através do EuroPA e a expandir-se para mais países, simplificando a forma como os utilizadores MB WAY fazem pagamentos. A plataforma EuroPA, refere a SIBS, “está aberta à adesão de outras soluções de pagamento, com o objetivo de reforçar uma infraestrutura europeia de pagamentos inovadora e de confiança”.

Os utilizadores do MB WAY podem saber mais sobre esta iniciativa e acompanhar se o seu banco já oferece esta operação no site do MB WAY.