Vila Alva, Cuba, em pleno coração do Alentejo, vai ser palco da terceira edição do “Vinho na Vila”. Será no dia 10 de maio, num evento que quer celebrar o vinho, a gastronomia e a cultura alentejana “de uma forma única e vibrante”, nas palavras dos organizadores.

Luís Gradíssimo, co-organizador da iniciativa, esclarece que, ao invés dos eventos Enóphilo (de que é também organizador) que versam exclusivamente sobre vinho, este “Vinho na Vila” é um acontecimento que combina gastronomia e vinho na calma da paisagem alentejana.

©Enric Vives-Rubio

Evento “Vinho na Vila” decorre a 10 de maio, entre as 14h30 e as 20h30.

Assim, em prova estarão cerca de 250 vinhos, incluindo internacionais (de Chile, Espanha, França, Alemanha e Geórgia), de diferentes estilos e perfis, oriundos de 35 produtores, que vão harmonizar com os sabores regionais disponíveis.

Deste modo, tendo por base este conceito de juntar comida e bebida, as adegas vão servir de palco para produtores de todos os tipos de vinhos e de diferentes pontos do país exporem e darem a provar os seus “néctares”.

Nesta 3ª edição serão 16 adegas aderentes, mais quatro do que no ano passado.

©Enric Vives-Rubio

“Algumas adegas têm vindo a ser recuperadas [graças a esta iniciativa que começou em 2023] e sente-se, também, um maior estímulo nos alojamentos da região e na restauração”, partilha, por sua vez, Ricardo Santos, do projeto XXVI Talhas, co-organizador da iniciativa.

Por seu lado, para aconchegar o estômago, haverá uma “Rota do Petisco” com produtos do Alentejo (como queijos e enchidos) e a oportunidade de “mergulhar” em hábitos gastronómicos locais (como comer ovo cozido enquanto se degusta um copo de vinho e sandes de porco no espeto).

©Enric Vives-Rubio

No sábado à noite será servido, ao ar livre, no adro da igreja, um tradicional jantar de cozido de grão para todos os comensais.

“Vinho na Vila” em 2024, evento de vinho e gastronomia organizado pela Enophilo e pela adega XXVI Talhas com dezenas de produtores distribuídos pelas adegas tradicionais de Vila Alva, em Cuba, Alentejo, que abrem as suas portas para os receber.
©Enric Vives-Rubio

Os interessados têm a possibilidade de comprar queijos, enchidos, pão, entre outras iguarias, nas bancas de venda que os vários produtores regionais terão no “Mercado da Vila”.

“Será um dia único, num ambiente de festa, em perfeita harmonia com a aldeia e ao som de Cante Alentejano”, promete a organização. Os bilhetes já estão disponíveis na Ticketline e com preço especial, até 7 de maio.

©Enric Vives-Rubio

“Este é um projeto que tem crescido de forma sustentada, em número de produtores, de visitantes, de adegas recuperadas, de novas experiências e de animação”, avança Luís Gradíssimo, sobre o “Vinho na Vila”, por onde, desde a primeira edição, já passaram mais de 1200 pessoas, maioritariamente de nacionalidade portuguesa. Ou seja, esta pequena vila alentejana onde residem apenas 400 habitantes, vê a sua população mais do que duplicar durante este evento, a maioria vindas do distrito de Lisboa.

©Enric Vives-Rubio

Também com o objetivo de estimular a cultura, haverá exposições de olaria e artes gráficas, com a organização a envolver artistas locais, como Fernando Estevens, através da exposição “Cancioneiro Ilustrado”, e José Miguel, artesão de olaria.

Nesta edição estão previstos passeios de charrete e novas áreas de descanso, incluindo um Miradouro.

Na terceira edição, evento recebe, pela primeira vez, vinhos internacionais.

Depois do sucesso da primeira edição, repete-se, no domingo, 11 de maio, a ação “Chefs na Vila”, sob a batuta do Chef João Simões, do restaurante Casta85, de Alenquer. O almoço pode ser reservado até ao dia 7 de maio, pelo valor de 65 euros por pessoa.

“Queremos que o Vinho na Vila seja um evento de referência a nível nacional, proporcionando um ambiente autêntico e diferente, onde os visitantes possam descobrir vinhos de qualidade e viver uma experiência única, em plena comunhão com a aldeia e a sua cultura”, completam os organizadores.