
A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, partilhou, esta terça-feira, uma visita ao set de gravações de uma nova série, que será transmitida na RTP, chamada 'Marquesa de Alorna'.
"A Marquesa de Alorna está a inspirar uma série com estreia em 2026 na RTP. Assistir às filmagens no Palácio Nacional de Queluz foi uma oportunidade para testemunhar o entusiasmo da produção com o retrato histórico de uma mulher que foi um exemplo de emancipação no seu tempo", pode ler-se na publicação na rede social X (antigo Twitter).
De acordo com a RTP, 'Marquesa de Alorna' é uma adaptação do livro de Maria João Lopo de Carvalho para uma série de televisão que contará com seis episódios.
Leonor de Almeida Portugal, conhecida como Marquesa de Alorna, viveu entre 1750 e 1839. Foi escritora, pedagoga e tradutora, cuja obra poética só foi publicada a título póstumo.
A Marquesa de Alorna está a inspirar uma série com estreia em 2026 na @rtppt. Assistir às filmagens no Palácio Nacional de Queluz foi uma oportunidade para testemunhar o entusiasmo da produção com o retrato histórico de uma mulher que foi um exemplo de emancipação no seu tempo pic.twitter.com/QSRqOG2bOn
— Margarida B Lopes (@margaridalopes) July 1, 2025
"Do convento de Lisboa à extravagante corte de Viena, iremos desvendar as histórias secretas de uma Marquesa sem medo que levaram ao despertar de uma mulher: os primeiros amores, as primeiras traições, o nascimento dos filhos, as primeiras perdas", lê-se na sinopse
A atriz Sara Matos será a protagonista da série, que conta ainda com Sandra Faleiro, Cristóvão Campos, Albano Jerónimo, Joana Solnado, Rita Rocha Silva, Soraia Chaves, Miguel Borges entre o elenco.
As gravações da série já decorrem desde o final do mês de maio e acontecem entre Lisboa, Almeirim e Salvaterra de Magos.