O padre Guilherme ficou viral nas redes sociais por uma atuação em Valência, Espanha, no Medusa Festival. Porquê? Por fazer um remix da música icónica do Super Mario Bros (que pode ver na galeria acima).

Na publicação, feita no dia 10 deste mês, onde partilhou o momento, o padre Guiherme diz apenas: "Música, irreverência, gratidão e um grande respeito por todos quantos fizeram acontecer o @medusa_festival".

O remix foi aclamado pelos internautas, mas também pela imprensa internacional, que não deixou o momento passar.

“Alguns acreditam que fomos postos nesta terra para fazer o trabalho de Deus”, começa o blog de música norte-americo, Stereogum. “Se fores um padre português e o DJ Guilherme Peixoto, esse trabalho traduz-se num ‘bass drop’ [queda de grave].”

A publicação descreve ainda Guilherme Peixoto como alguém que “usa os seus poderes de DJ e experiência como religioso para espalhar a fé e o amor”.

Já a New Musical Express (NME), uma revista de música britânica, também noticiou “Padre DJ viral faz remix techno do tema de Super Mario Bros”, dando destaque ao português, natural de Guimarães.

Padre DJ atuou para cerca de 150 mil pessoas em Valência

De fones (talvez até os mesmos que o Papa Francisco abençoou há uns anos), e com o bom-humor que o caracteriza, o padre DJ atuou para uma multidão de cerca de 150 mil pessoas, que vibraram com as misturas do sacerdote da Arquidiocese de Braga.

A do Super Mario Bros ganhou um destaque especial, mas o ‘set’ do padre Guilherme contou também com a ‘Knockin’ on Heaven’s Door’, dos Guns N’ Roses e uma versão de ‘Give Peace a Chance’, de John Lennon.

O Medusa Festival, onde atuou, decorreu de 7 a 11 de agosto e contou com nomes reconhecidos de DJs como Afrojack, Hardwell, Alok ou Armin Van Buuren.

Padre DJ começou a fazer atuações nas redes sociais para angariar dinheiro para a sua igreja

O padre Guilherme entrou no sacerdócio em 1999, mas só se começou a dedicar mais à música cerca de vinte anos depois, quando a pandemia da Covid-19 o obrigou a pensar em maneiras criativas de angariar fundos para a renovação da sua igreja.

Quando um mundo inteiro estava fechado em casa, o padre começou a transmitir atuações de música eletrónica nas redes sociais e, rapidamente, virou um sucesso, especialmente entre os mais jovens.

Assim, nasceu o projeto 'Ar de Rock', que lidera em Laúndos, na Póvoa do Varzim, onde combina música eletrónica com o catolicismo.

Numa entrevista, citada pela Reuters o ano passado, o pároco explica que “ser um padre significa estar entre as pessoas e ajudá-las a perceber que se têm valores não os vão perder só por saírem à noite”.

Em 2023, o padre DJ tornou-se um verdadeiro fenómeno entre os portugueses, após ser convidado para ‘acordar’ os peregrinos com um ‘set’ matutino nas Jornadas Mundiais da Juventude, em Lisboa - que pode ver abaixo.

O padre Guilherme Peixoto é padre em Laúndos e Amorim, na Póvoa de Varzim, e capelão do Exército Português, assim como sacerdote da Arquidiocese de Braga.