Bárbara Branco vive dias felizes no que toca à sua vida profissional. Envolvida em vários projetos, nomeadamente no teatro, a atriz recebeu recentemente em mãos o convite para dar vida a Beatriz, uma das personagens principais da nova novela da SIC, A Herança.

No dia aberto da SP Televisão, produtora parceira da estação de Paço de Arcos, o site Fama Show acompanhou durante algumas horas as gravações do mais recente projeto de ficção da SIC. Entre várias entrevistas, estivemos à conversa com Bárbara Branco.

Como se deu o convite para dar vida a Beatriz?

Apesar de não se recordar com exatidão onde estava quando recebeu o convite, a atriz não poderia ter-se sentido mais feliz. "Senti-me super bem. Recebo sempre com grande alegria porque gosto muito de trabalhar aqui, gosto muito de trabalhar na SIC", começou por afirmar.

No mesmo seguimento, Bárbara Branco recordou o seu último projeto na estação de Paço de Arcos, em que interpretou Catarina Valente, a protagonista de Flor Sem Tempo. "Correu muito bem e foi 'super' divertido", partilhou, garantindo também por isso estar expectante em relação à nova novela.

Virada do ano na cidade mais romântica da Europa? Bárbara Branco e Vítor Silva Costa disseram que sim


Quem é a Beatriz?

Bárbara Branco recebeu em mãos o papel de Beatriz, uma jovem que fugiu de casa aos 16 anos por causa do namorado, Marco. Segundo a atriz, a personagem apaixonou-se "por um homem bastante mais velho". Em consequência, distanciou-se da mãe, Sofia, a protagonista, interpretada por Patrícia Tavares.

"[Ela] resolve ir viver com ele, desaparecer da vida da mãe, já não se identificava, nem com a mãe nem com a forma como elas viviam. Estavam sempre a discutir e a relação era sempre muito conflituosa e a Beatriz quis afastar-se disso", explicou Bárbara Branco.

Durante o período em que está desaparecida, Beatriz não contacta a mãe e, apesar da procura inquietante de Sofia, a polícia nada podia fazer porque a personagem interpretada por Bárbara Branco "fugiu de livre vontade e não foi rapto nem nada assim", detalhou ainda a cara da SIC.

"A Beatriz quanto mais tempo passava menos coragem ela tinha para voltar ou para mandar mensagem à mãe. Passam seis [anos], passam sete e de repente passam 10 anos e ela vem e volta para Ribeira Fria e este reencontro com a mãe é muito pautado pela culpa que ela sente por ter desaparecido do mapa e não ter dito nada", partilhou ainda a atriz.

José Condessa sobre Bárbara Branco: "A forma como acabou não teve nada a ver com o sucesso"


É precisamente esta culpa sentida por Beatriz que a faz sentir necessidade de mostrar à mãe que ela voltou pelos "motivos certos" e não por Sofia "ter recebido uma herança". "Tem a missão de proteger a mãe a todo o custo, um bocadinho para compensar a sua ausência", contou ainda Bárbara Branco.

"É uma miúda que tem o coração no sítio certo e a melhor intenção do mundo. Está associada a sentimentos bons e a uma intenção boa", deixou também a certeza, embora Bárbara Branco confesse que se fosse Beatriz não complicaria tanto "a resolução das situações", que acabam por resultar em vários erros cometidos ao longo da evolução da própria personagem.

A tentativa falhada de Bárbara Branco na adolescência de fugir de casa

Assim como a sua personagem, o site Fama Show tentou perceber se Bárbara Branco, durante a sua adolescência, também já tinha cometido algum ato de rebeldia. E a resposta surpreendeu-nos: "Tive e a fugir de casa", confessou, explicando que "foi muito básico e uma coisa muito rápida".

"Eu e os meus irmãos estávamos irritados por alguma razão, eu e a minha irmã mais nova, e o que é que eu pensei? 'Vamos embora, vamos fugir de casa'. Estávamos a passar férias na lagoa de Albufeira, a minha tia tinha uma casa lá perto, a 20 minutos a pé. E eu pensei 'Vou fugir da minha casa e vou para a casa da minha tia e vou levar a minha irmã e o meu irmão mais novo', revelou o rosto da SIC.

Espumante, donuts e...lágrimas: O Natal de Bárbara Branco com Vítor Silva Costa


Acontece que este episódio insólito foi, na verdade, bem pensado. E Bárbara Branco contou tudo ao detalhe. "Pusemos imensas coisas na mala: comida, mantimentos, uma faca. Nós levámos um 'facalhão' de carne dentro da mala assim enrolado em papel para o caso de ladrões, sei lá, eu não sei no que é que eu estava a pensar", continuou, animada.

Porém, a tentativa não passou disso mesmo. Entre gargalhadas a atriz deu a saber, claro, o desfecho desta história. "Quando ia a fugir de casa, estava mesmo a sair, [apareceram] os meus pais à frente. A minha mãe só disse 'Atrevam-se'. E foi motivo suficiente para nós voltarmos e estarmos quietos", rematou, por fim. "Mas tentei", frisou ainda.

Como a atriz gere os vários projetos que tem em mãos?

Como é sabido publicamente, Bárbara Branco vive uma fase de muito trabalho, dividido entre o teatro e outros projetos na ficção nacional. De acordo com o que partilhou com o site Fama Show a novela A Herança acabou por calhar "na janela de calendário perfeita".

Mas nem sempre é fácil conciliar tudo! "Tenho muitos calendários pintados com marcadores de cores diferentes para nunca me perder", detalhou, confessando que muitas vezes "é uma loucura", mas há algo que se sobrepõe e que acaba por facilitar o seu dia a dia: a paixão pelo que faz.

"É difícil na mesma e há muito cansaço envolvido mas eu gostar do que faço e gostar principalmente das pessoas com quem estou a trabalhar facilita muito o processo. E eu tenho essa sorte, tanto aqui como no teatro tenho muita sorte de trabalhar com pessoas que gosto muito", acrescentou, por fim, Bárbara Branco.