
Marta Alice tinha uma ‘vida de sonho’ em 2022: estava noiva do amor da sua vida, André Ratão, já tinha casa própria e estava a viajar por Bali quando toda a sua vida mudou. O dentista, tinha 30 anos, mas acabou por não resistir a uma infeção respiratória fulminante.
Leia ainda: Influencer quebra silêncio após morte do noivo durante as férias
“Há três anos, deixei um pedaço de mim em Bali”
Tudo aconteceu a 10 de maio de 2022, há três anos. E, este ano, na mesma data, a influencer portuguesa decidiu regressar a Bali para homenagear o grande amor da sua vida. Antes de partir para a Indonésia, Marta Alice assumiu estar com um misto de emoções. “Não foi fácil marcar esta viagem , mas hoje volto a Bali. Há três anos, deixei um pedaço de mim em Bali. Foi aqui que perdi o meu noivo e uma das melhores pessoas que alguma vez conheci”, começou por escrever.
A hospedeira de bordo desabafou que a viagem também teve o intuito de fazer ‘as pazes’ com o passado. “Volto porque precisava de olhar para este sítio com outros olhos – não apenas os da perda, mas também os do amor. Voltar a Bali não é apenas uma viagem — é um reencontro com uma parte de mim que ficou presa no tempo. Preciso de olhar para este lugar com o coração aberto e, aos poucos, fazer as pazes com algo que nunca fez sentido. Não para esquecer, mas para transformar a dor em algo que me permita continuar. Porque às vezes, a coragem está em voltar onde o coração se partiu… e escolher começar a curá-lo”.
Para esta viagem, Marta esteve acompanhada por uma amiga que foi uma grande apoio quando André Ratão morreu.
“Neste dia tão marcante, escolhi estar em Bali para te prestar uma homenagem como mereces”
E a 10 de maio, quando se completava três anos da morte do dentista, a influenciadora portuguesa organizou uma cerimónia de homenagem ao eterno companheiro e deixou-lhe umas palavras de carinho. “Faz exatamente 3 anos que nos deixaste. Neste dia tão marcante, escolhi estar em Bali para te prestar uma homenagem como mereces — numa praia sagrada, carregada de significado espiritual para o povo balinês. Organizei uma cerimónia tradicional com uma Mangku, uma sacerdotisa hindu balinesa, que conduziu um ritual em tua honra. Uma experiência profundamente simbólica e serena”, destacou.
“Durante a cerimónia, foram oferecidas flores, incenso, arroz e folhas de palmeira — elementos típicos das “banten”, as oferendas balinesas que expressam gratidão e respeito. A Mangku recitou mantras antigos, pedindo paz para a tua alma e equilíbrio entre o mundo espiritual e o terreno. As oferendas foram entregues ao mar, num gesto de devolução ao universo e de libertação. Foi um momento de luz, silêncio e conexão”.
Marta Alice finalizou a mensagem com uma garantia: “Espero que estejas em paz. Onde quer que estejas, acredito que estarás sempre comigo”.
Veja as imagens da cerimónia na galeria em cima.
Veja também: Casados à Primeira Vista: Marta Sá e Ruben assumem relacionamento? A imagem que tantos esperavam!
Texto: Carolina Marques Dias Fotos: redes sociais