
O mundo acordou esta segunda-feira, dia 21 de abril, com a notícia que o Papa Francisco, o líder da Igreja Católica, morreu aos 88 anos. A informação foi avançada pelo Vaticano. Tudo aconteceu depois deste domingo de Páscoa, dia 20, ter feito a sua última aparição em que foi cumprimentar os fiéis que estava no Vaticano.
Leia ainda: Papa Francisco morreu aos 88 anos
“Das imagens mais avassaladoras da minha vida…”
Várias são as pessoas já a deixar homenagens nas redes sociais, nomeadamente no Instagram. “Morreu o Papa. Despediu-se de todos no dia de Páscoa. No dia em que veio a Portugal pela primeira vez eu estava lá a trabalhar. Quando se abriu a porta do helicóptero e saiu “o homem vestido de branco” ficou tudo em silêncio. É das imagens mais avassaladoras da minha vida. Era a força de Deus ali, aos meus olhos, e aos de tantos”, escreveu Cristina Ferreira.
“Hoje é um dia profundamente triste. A partida do Papa Francisco deixa um vazio. Uma dor. Um sentimento de orfandade. Uma enorme dificuldade em manter a esperança num mundo virado do avesso, com tanta gente que não aprendeu as inúmeras lições que nos deu durante o seu pontificado. O Papa Francisco era um ser maior. Uma alma única e luminosa. Alguém que nos inspirava diariamente a sermos melhores e a honrar a vida que Deus nos deu. A melhor homenagem que lhe podemos fazer é mostrar, no nosso dia a dia, que somos capazes de respeitar, aceitar e valorizar as nossas diferenças. Que todos contam. E que só aquilo que fizermos por amor, podemos dizer que vem de Deus! Obrigada por tanto, Papa Francisco”, disse Fátima Lopes.
Também Cuca Roseta deixou palavras no seu perfil do Instagram: “Uma alma que me marcou tanto, pela sua doçura, pela sua inteligência, pela sua luz, pela sua presença inesquecível, pela sua missão tão desafiante e ainda assim, pela sua entrega exímia. Que jornada esta tão abençoada e o tanto que fez pelo mundo. Agora descansa em Paz nos braços do amor maior. Papa Francisco, com quem tive a bênção de privar e cantar por duas vezes em Roma e em Cascais com palavras carinhosas que ficarão a soar para sempre no meu espírito. Obrigada.”
“Até Sempre Papa Francisco. Que Deus receba Jorge Mario Bergoglio na sua glória”, escreveu Manuel Marques. Já Ana Marques escreveu: “Que Deus o acolha no mesmo abraço que deu à humanidade…”
“Estou muito triste… estamos todos, não é ? Logo agora que precisávamos tanto de si. Eu que nem sou católica, estou farta de chorar e agradeço-lhe muito. Tentou tudo, por um mundo melhor, mais bonito, mais justo, mais inclusivo e mais fraterno. Foi muito corajoso, dentro da sua própria igreja. Adeus querido Francisco”, disse Rita Ferro Rodrigues.
Veja também: Manuel Luís Goucha foi o escolhido pela TVI para ir para o Vaticano cobrir o funeral do Papa Francisco
Texto: Rita Velha Fotos: Impala