
As emoções vão estar ao rubro no desfecho de Senhora do Mar. O grande mistério reside em como termina a personagem de Afonso Pimentel. Nas cenas que o público está agora a ver na televisão, Manuel (Afonso Pimentel) já foi morto por Alex (Pedro Hossi) e, tal como lhe revelámos, ele vai continuar a aparecer na história até ao final, mas através de sonhos ou em espírito. No entanto, no segundo final gravado, ele está vivo. A TV 7 Dias conta-lhe tudo.
Leia ainda: SIC ‘obrigada’ a adiar novo projeto de Sofia Ribeiro no canal! Daniel Oliveira explica tudo
No confessionário, o padre Pinheiro (Albano Jerónimo) adormece. No seu sonho, ele está sentado no interior do confessionário, com um ar culpado. Um vulto aproxima-se e ajoelha-se para se confessar, mas em vez de baixar a cabeça olha para ele. É Manuel (Afonso Pimentel), que lhe diz: “Chamaste-me e eu vim.” O padre olha para o amigo, preocupado, e sai do confessionário. O vaqueiro vai ter com ele e afirma: “Não te martirizes. Esses sentimentos negativos vão desaparecendo.” Desorientado, o padre questiona-o se sabe como ele se sente. O vaqueiro faz um aceno de confirmação. “Sinto-me mesmo culpado. Sinto que estou a trair a nossa amizade”, assume. No entanto, o amigo tranquiliza-o. “Mas não estás! Estás a fazer o que eu te pedi… a olhar pela Joana e pelo Manuel. E isso dá-me paz.” O padre está emocionado. O amigo frisa: “Agora, tens uma escolha para fazer…”, desaparecendo de seguida.
Dias depois, o padre toma a decisão de renunciar ao clero e escreve uma carta à Igreja. Assina o documento, retira o colarinho de padre e coloca-o em cima da carta. Está sereno com a sua decisão. De seguida, vai ter com Joana (Sofia Ribeiro) para lhe revelar tudo. “Deixei de ser padre. Assistir ao nascimento do Manuel mudou-me. A maneira como olho para ti, para ele e para a Júlia mudou… Quero estar com vocês.” Ela emociona-se, mas sente que é tudo muito inesperado. Ele continua. “Quero ver os meninos a crescer e estar perto deles e de ti. Sei que não me vês da mesma maneira como eu agora te vejo, mas juro que não te vou pressionar. Deixa-me tomar conta de vocês.”
Horas mais tarde, tudo acontece no pico Dona Joana, na Ilha Terceira. Joana olha para a paisagem, tranquila. Fica uns segundos a olhar. De súbito, o espírito de Manuel está atrás dela. Abraça-a pelas costas. Ela deixa-se abraçar, sentindo a presença dele. “Vieste…”, diz a veterinária. Ele responde que tinha de vir. “Temos tantas saudades tuas”, assume Joana. Manuel responde: “Estou sempre com vocês.” A viúva assente, emocionada. “Vim dizer-te que tens de seguir em frente”, frisa o espírito. Ela responde que não consegue, mas este dá-lhe força. “Tu consegues tudo. Sempre conseguiste. Tens de ficar com quem te fizer feliz.” Em lágrimas, ela alega: “Tu fazias-me feliz… E eu perdi-te.” Contudo, ele acrescenta: “Nunca me perdeste, estou sempre aqui…” Joana agarra-o mais. “Toma conta dos nossos filhos”, pede-lhe ele. A veterinária pousa a cabeça no ombro de Manuel. Após um segundo, volta-se, mas ele já não está lá. Joana fica a olhar para o céu, para os campos e para o mar, como se Manuel estivesse em todos eles, sentindo o seu coração em paz.
“Estive morto, mas depois salvaram-me”
No outro desfecho, Joana chega a casa e fecha a porta. Estranha o silêncio. Olha em redor e avança devagar. De súbito, ouve um barulho no quarto. A veterinária fica alerta e chama: “Filipe?” Não há resposta. Ouve um novo barulho e fica em guarda… Pensa nos filhos e olha em redor. A mala de Júlia está em cima do sofá. Já em pânico, questiona: “Quem é que está aí?” Alguém surge na porta da sala… Joana olha nessa direção e a sua expressão muda ao ver que é Manuel. Tem uma bengala e um ar envelhecido. Coxeia. A sua expressão é sofrida. Ela não quer acreditar… Está sem palavras. “O Filipe foi-se embora e pediu-me para te dizer”, revela Manuel. Joana está em choque. Ele aproxima-se. “Sou eu, Joana.” Os olhos dela enchem-se de lágrimas. “Mas como? Tu morreste!” Ao que ele responde: “Morri… Por momentos, estive morto. Mas depois salvaram-me. Chama-lhe milagre, se quiseres.” A veterinária demora um instante a acreditar. Ele sorri, abatido, e sublinha: “Talvez seja mais um milagre da Senhora do Mar.” Cada vez mais confusa, Joana questiona: “Mas se não morreste… onde é que estavas? Onde é que estiveste este tempo todo?” O vaqueiro explica: “No Pico. Fui salvo por um pescador, ele levou-me para a casa dele. Salvou-me a vida, mas não disse a ninguém que me tinha encontrado. E eu demorei a recuperar fisicamente e a saber quem era.” Cada vez mais emocionada, ela afirma: “Precisei tanto de ti…” Manuel responde: “O Filipe contou-me tudo o que se passou quando o nosso filho nasceu. Queria tanto ter estado aqui!” Joana não o deixa falar mais. Aproxima-se dele e abraça-o. “Estás mesmo aqui”, afirma, ainda incrédula. Sério, ele agarra-lhe as mãos. “Sou mesmo eu. Amo-te.” A veterinária responde: “Amo-te tanto!” Olham-se e beijam-se com muita paixão. A novela termina com o beijo dos dois.
Outros desfechos
– JAIME (Tomás Alves) e Flávia (Mariana Pacheco) vão ser pais.
– Óscar (Graciano Dias) pede Márcia (Anabela Moreira) em casamento e quer legalizar a paternidade de Anabela (Francisca Salgado).
– Leonor (Maria João Pinho) e Michael (Vítor Silva Costa) terminam felizes e apaixonados. Fazem uma viagem romântica
a Paris.
– Beatriz (Beatriz Godinho) começa a ajudar pessoas desfavorecidas.
– MARIA (Júlia Palha) e Pedro (João Jesus) fazem as pazes e prometem nunca mais se separar. Beijam-se em frente ao mar e garantem que o seu amor é infinito como o horizonte.
– Rita (Inês Pires Tavares) descobre que não é filha de Artur (João Reis), mas sim do falecido marido de Luísa (Manuela Couto), e continua o namoro com Rafael (Diogo Fernandes).
– GENOVEVA (Rita Blanco) cai inanimada e ao acordar acredita que ressuscitou. Decide abrir uma agência funerária. Ramalho (Virgílio Castelo) percebe que ela gastou todas as poupanças deles.
– Artur (João Reis) e Madalena (Rita Loureiro) fogem de avião com a ajuda de Samuel (Diogo Lopes) e Lurdes (Ana Lopes), que, no final, são um casal.
– Francisca (Cláudia Vieira), Luísa (Manuela Couto), Vanessa (Inês Curado), Ricardo (Duarte Gomes), Rúben (Luís Lourenço), Benidorm (João Craveiro), Paula (Vera Kolodzig) e Alberto (Marcantónio Del Carlo) são presos.
– Robert (Rodrigo Trindade) e Susana (Ana Marta Contente) acabam juntos.
– Alex (Pedro Hossi) fica paraplégico e é detido.
Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt); Fotos: Divulgação SIC