
Mal saiu de casa para ir comer um gelado à noite, ainda não andou dois metros e já sentiu a picada de um mosquito. Se este é problema que tem nestas semanas, e até durante o dia, não está sozinho. Os mosquitos são uma questão comum nesta altura do ano e existem vários mitos que muitas pessoas ainda acreditam.
O agregador de blogues HuffPost falou com alguns especialistas para perceber alguns dos mitos que ainda fazem parte do dia a dia de muitos. Alguns já deve conhecer outros até nunca tinha pensado bem na questão.
O melhor é saber bem com o que lidar e proteger-se para evitar problemas mais tarde. Será que os repelentes são realmente eficazes? E será que todas as pessoas são picadas e mordidas da mesma forma?
1- Todos os mosquitos picam humanos
"Nem todos os mosquitos alimentam-se de sangue. As espécies de mosquitos que picam precisam de sangue para desenvolver os seus ovos. Os mosquitos, na verdade, alimentam-se de néctar e seiva de plantas, assim como as borboletas", revela Jim Fredericks.
2- Os mosquitos são atraídos por certos tipos de sangue
"Embora vários artigos tenham sido publicados relacionando a atração de mosquitos a diferentes tipos sanguíneos, muitas questões permanecem sobre o que realmente os atrai. É difícil isolar o tipo sanguíneo como o único fator responsável pelas diferenças na atração, sem mencionar que o sangue geralmente não tem um odor perceptível, dada sua presença dentro e não fora dos corpos", diz Zachary DeVries.
3- Os mosquitos não picam através da roupa
"Os mosquitos podem picar através de roupas finas ou justas. Estudos demonstraram que os mosquitos podem penetrar em tecidos leves, com a resistência à picada dependendo da espessura do tecido e do tamanho dos poros, não apenas da presença de roupas."
4- Os mosquitos só picam à noite
"Embora muitos mosquitos sejam mais ativos à noite, várias espécies picam durante o dia, o que pode causar problemas o dia todo. As fêmeas dos mosquitos alimentam-se de sangue, o que significa que procuram comida sempre que se preparam para reproduzir", continua Jim Fredericks.
5- Os repelentes de mosquitos são são eficazes
"Algumas pessoas dirão que os repelentes de mosquitos não são eficazes. No entanto, os repelentes de mosquitos aprovados são testados quanto à sua eficácia. Caso contrário, não podem ser rotulados como repelentes", diz Aaron Ashbrook.
6- Todos mosquitos têm e transmitem doenças
"Os mosquitos são considerados por muitos os animais mais perigosos do planeta devido à morte que causam pela transmissão de doenças como malária, dengue e febre do Nilo. No entanto, existem muitas espécies de mosquitos que não transmitem doenças ou não são boas em transmiti-las", continua Jim Fredericks.
7- Está protegido de mosquitos se não estiver em zonas de pântanos e húmidas
"O mito de que os mosquitos só se reproduzem em água suja é perigoso, pois dá uma falsa sensação de segurança. A verdade é que os mosquitos podem reproduzir-se em qualquer água parada, limpa ou suja."