
A neuropsicóloga Sanam Hafeez ajuda os seus pacientes a libertarem-se da armadilha que é a comparação corporal - um problema comum e complexo.
"Os padrões sociais frequentemente enfatizam a magreza como um ideal, criando um preconceito cultural que a equipara à beleza e ao sucesso", explica, citada pela SHAPE.
"Alguns indivíduos podem pensar que o seu valor está atrelado à aparência, dificultando o desapego de imagens passadas que se alinham a esses padrões", acrescenta.
Leia Também: Açúcar no chá? Troque por pimenta e veja os resultados na balança
Embora seja mais fácil falar do que fazer, é possível quebrar o ciclo de comparação e aceitar o seu corpo atual como ele é, ao invés de se concentrar no que ele costumava ser.
Primeiramente, é essencial entender como é que essa comparação constante nos pode afetar. "Focar em corpos do passado pode impedir a apreciação do presente, levando à insatisfação e à incapacidade de reconhecer conquistas e pontos fortes atuais", explica a psicoterapeuta Angela Ficken.
Leia Também: Cientistas revelam como ficar preso no trânsito afeta a nossa alimentação
"Sentir vergonha do seu corpo atual irá impedi-lo de alcançar qualquer objetivo que possa definir para si mesmo no presente - e pode até mesmo impedi-lo de definir metas realistas e saudáveis para o seu 'eu' atual. Remoer corpos do passado pode criar metas irreais e impedir a apreciação das conquistas atuais, impactando negativamente a motivação para mudanças saudáveis", referiu ainda.
Como aceitar a sua nova imagem corporal
1 - Seja grato
"É tão fácil olhar ao espelho e focar nas coisas de que não gostamos nos nossos corpos. Mas a verdade é que todos nós, inevitavelmente, tomamos como garantido o que nosso corpo faz por nós diariamente. Ao reconhecer e celebrar as pequenas coisas - como poder andar, dançar ou simplesmente respirar - começamos a cultivar um senso de gentileza e apreço pelos nossos corpos".
2 - Preste atenção ao diálogo interno
"A maneira como falamos sobre os nossos corpos, seja em pensamentos ou mesmo em voz alta e em confidências com amigos, pode impactar significativamente a nossa imagem corporal".
3 - Considere fazer um detox das redes sociais
"Passar horas por dia nas redes sociais, observar fotos cheias de filtros de modelos magras e em forma no Instagram, pode fazer com que se sinta o único que não se encaixa nessa imagem. Afastar-se dá-lhe a oportunidade de se desconectar dessas percepções potencialmente distorcidas".
4 - Faça afirmações positivas
"O segredo é escolher afirmações em que realmente acredita. Encontre uma que realmente se alinhe com a mentalidade que deseja adotar sobre como encara o seu corpo".
5 - Foque-se naquilo que é saudável
"Mudar o foco da procura por um tipo de corpo ideal para um estilo de vida mais saudável começa com a redefinição dos seus objetivos. Ao invés de preferir uma aparência ou um peso específico, defina objetivos em torno do bem-estar geral, como comer alimentos nutritivos, porque lhe fazem sentir bem, ou praticar exercício para ter força e energia, e não apenas pela aparência".
Leia Também: Rói as unhas? Saiba que pode ser muito mais prejudicial do que parece