Com linhas que remetem diretamente aos anos da Guerra Fria, o novo e-Schwalbe 1st Edition é uma reinterpretação moderna do lendário scooter Simson Schwalbe KR51, originalmente produzido na Alemanha de Leste a partir de 1964.

Desta vez, o característico ronco do motor a dois tempos foi substituído por um silêncio elétrico. Desenvolvido pela Govecs, fabricante alemã de veículos elétricos, o e-Schwalbe é uma homenagem oficial licenciada, lançada pela primeira vez em 2017 e agora redesenhada com foco em sustentabilidade, design e engenharia europeia.

O modelo está equipado com motor de cubo de 48V, travões de disco hidráulicos, iluminação LED e um visor TFT a cores com sensor de luminosidade. A velocidade máxima ronda os 45 km/h e a autonomia pode chegar aos 100 km com duas baterias. O carregamento pode ser feito diretamente no veículo ou com um carregador doméstico elegante.

O preço, no entanto, é tudo menos acessível: 7.999 euros. Um valor que rivaliza com motos elétricas mais potentes ou scooters premium. Mas o e-Schwalbe não pretende ser uma simples alternativa de mobilidade urbana: é uma peça de design com rodas, pensada para quem valoriza herança, estética e qualidade de fabrico.

A estrutura mantém as curvas icónicas do modelo original, mas utiliza um polímero moderno de alta resistência, tingido na massa para garantir durabilidade e cor consistente. Todos os componentes são produzidos na Europa e a montagem é feita na Polónia, reforçando o compromisso ambiental do projeto.

O e-Schwalbe 1st Edition não será, certamente, para todos. É caro, pouco potente e decididamente exclusivo. Mas para o citadino com sentido de estilo e uma paixão pela história industrial europeia, poucas opções oferecem tanto carácter.

Source: e-Schwalbe/Rideapart