
A saúde dos ossos, do coração e do cérebro tem tendência a deteriorar-se à medida que os anos passam e que vamos envelhecendo, o mesmo se passa com os nossos olhos.
"As lentes dos nossos olhos tornam-se menos flexíveis à medida que envelhecemos, tornando mais difícil focar objetos de perto, como um livro ou um dispositivo digital, o que resulta na necessidade de óculos de leitura", explica a oftalmologista Diane Hilal-Campo, citada pelo site Parede. "Isto irá continuar à medida que envelhecemos, tornando necessário ajustar regularmente as nossas prescrições"
À medida que envelhecemos, explica a médica, o risco de doenças que ameaçam a visão, como a degeneração macular, o glaucoma e as cataratas, também aumenta. "Estas doenças podem não ser evitadas, mas é possível reduzir o risco de as desenvolver", afirma.
Existem vários hábitos comuns que são prejudiciais à saúde oftalmológica, mas talvez não saiba que existe um muito comum e que é considerado como o pior.
Falamos de fumar. Embora muitas pessoas conheçam a ligação entre o consumo de tabaco e a saúde do coração, poucas pessoas sabem que fumar ou vaporizar pode prejudicar, e muito, os olhos.
"Fumar tabaco aumenta o risco de degeneração macular em cerca de 400% e de cataratas em aproximadamente 300%", afirma a oftalmologista Sandra Brown à referida publicação. Isto deve-se ao facto de o consumo de tabaco danificar partes vitais dos olhos necessárias para ver, tais como a retina (que reveste o interior do olho), o cristalino (a parte transparente do olho que permite que a luz passe pela retina e ajuda a focar) e a mácula (que é importante para uma visão nítida).
Se consome tabaco ou fuma, saiba que isto não se limita apenas ao uso de cigarros, se tem por hábito usar vaporizadores, mesmo que não seja de tabaco, estes são também problemáticos, uma vez que o próprio fumo pode danificar os seus olhos.
Uma revisão literária sobre o impacto do 'vaping' na saúde ocular revelou que "os aldeídos e os radicais livres presentes nos cigarros electrónicos podem induzir uma perturbação na estabilidade da película lacrimal, e os aromatizantes do vapor podem danificar a camada lipídica através da peroxidação". Isto sem contar com a coloração da córnea e outros problemas de saúde ocular.
Sinais de que fumar está a afetar os seus olhos
Alguns sinais de que fumar ou usar vaporizadores está a afetar a sua visão incluem visão nublada, percepção de que as cores não parecem tão brilhantes, sensibilidade à luz, dificuldade em ver à noite ou visão dupla.
Se estiver a ter algum destes problemas de visão, alerta a mesma publicação, é importante marcar uma consulta com um oftalmologista para discutir o tratamento e as formas de evitar que a sua visão se deteriore ainda mais.