
A histórica 3½ Sport volta ao ativo com uma abordagem que combina a tradição ancestral da marca italiana com tecnologia contemporânea e desempenho atualizado. Este modelo, que marcou época quando foi apresentado em 1974 com o design revolucionário assinado por Franco Lambertini, procura agora seduzir os entusiastas modernos.
A fabricante italiana conseguiu reinterpretar a 3½ Sport encontrando um equilíbrio harmonioso entre passado e presente. Inspirando-se na versão original, a renovada 3½ Sport preserva a tradicional pintura vermelha que caracterizou o modelo, adotando agora contornos mais suaves e arredondados. O depósito alongado em formato de gota mantém-se fiel ao desenho clássico, complementado por um assento duplo de alturas diferenciadas que se estende parcialmente sobre o reservatório.
Com traços elegantes e desportivos, esta naked contemporânea da Moto Morini exibe iluminação totalmente LED, incluindo o farol circular dianteiro e o pequeno farolim traseiro redondo. O design é completado pelas placas laterais que ostentam a designação do modelo, à semelhança da versão de 1974, mas agora sobre fundo negro.
A nova 3½ Sport apresenta uma distância entre eixos de 1420 mm e um peso a seco inferior a 165 kg, características que a tornam numa motocicleta ágil e acessível para condutores de diferentes estaturas. A altura do assento, fixada em 780 mm, e o guiador largo proporcionam controlo facilitado e conforto durante a condução.
Como homenagem à versão ancestral, a motorização adota uma configuração V2 a 60°, de 4 tempos e 350,3 cc de cilindrada. A potência atinge os 32,6 CV às 8500 rpm, enquanto o binário máximo é de 31 Nm às 6500 rpm. Graças à relação de compressão de 12,8:1 e ao sistema de arrefecimento líquido, este propulsor assegura acelerações vivas, permitindo atingir uma velocidade máxima de 150 km/h. Homologado segundo as rigorosas normas Euro 5+, o motor permite percorrer distâncias consideráveis sem reabastecimento, beneficiando também do depósito de 15 litros.
O chassis da 3½ Sport assenta num quadro de berço duplo em aço com braço oscilante em alumínio. O sistema de travagem incorpora um disco dianteiro de 300 mm com pinça de 4 pistões opostos e um disco traseiro de 255 mm com pinça de 2 pistões, ambos assistidos por ABS de duplo canal.
Relativamente às suspensões, a forqueta dianteira invertida de 43 mm oferece um curso de 120 mm, enquanto o mono-amortecedor traseiro, ajustável na pré-carga da mola, proporciona igualmente 120 mm de curso. Esta solução substitui os tradicionais amortecedores duplos traseiros da versão de 1974, conferindo um comportamento mais atual e uma condução mais estável.
