Num recente reality show da Bravo, o 'Next Gen NYC', Georgia McCann surpreendeu tudo e todos no episódio de estreia do programa ao revelar que não lava as mãos depois de ir à casa de banho, identificando-se como "pró-germes".

"Não tenho alergias, nunca fico constipada. Posso ser louca, mas acho que é porque, quando eu era criança não tinha noção dos germes", explicou à Popsugar . "Germes são bons."

Deixando de lado o estigma social, se os comentários de McCann fizeram-no perguntar-se acerca dos seus próprios hábitos de higiene, a Best Life apresenta algumas respostas.

De acordo com o site, médicos afirmam que existem quatro perigos em sair da casa de banho sem antes lavar as mãos com sabão.

1 - Pode espalhar vírus e bactérias para si e para outras pessoas

Não lavar as mãos depois de usar a casa de banho pode resultar numa série de condições virais e bacterianas, como infecções de pele, olhos, estômago e respiratórias.

Isto ocorre, porque a maioria das pessoas, sem saber, toca nos olhos, no nariz e na boca ao longo do dia, criando um canal direto de germes da casa de banho para os seus corpos.

"Uma único grama de fezes humanas - que tem aproximadamente o peso de um clipe de papel - pode conter um trilhão de germes", explicam os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC). "Crie o hábito de lavar as mãos sempre que usar a casa de banho para reduzir as probabilidade de adoecer e espalhar germes."

Além disso, quando puxa o autoclismo, mesmo que a tampa da sanita esteja fechada, "aerossóis virais" contaminados com patogénicos nocivos espalham-se pela casa de banho, como se pode ler num estudo publicado no American Journal of Infection Control.

2 - Pode propagar parasitas

Esquecer-se de lavar as mãos depois de usar a casa de banho também pode facilitar o ciclo de vida dos parasitas, alerta Kash Yap, clínico geral e consultor da Facialteam.

Yap afirma que, embora muitos parasitas precisem de múltiplos hospedeiros para completar os seus ciclos de vida, alguns parasitas, como os oxiúros, precisam de apenas um.

"A ingestão dos ovos faz com que o parasita ecloda nos intestinos", explica ao Best Life. "O parasita maduro deposita os seus ovos na região perianal", que podem então ser "desalojados com as fezes".

Yap explica que, quando não lava as mãos, pode espalhar os ovos microscópicos através das suas mãos ou unhas para outras superfícies, deixando as pessoas da sua casa vulneráveis.

3 - Pode possibilitar doenças transmitidas por alimentos

Deixar de lavar as mãos depois de usar a casa de banho pode facilmente tornar-se uma ameaça direta à sua saúde se preparar comida com as mãos sujas, diz Jennifer Silver, dentista da Macleod Trail Dental.

"Transferir germes perigosos e outras toxinas para os alimentos sem lavar as mãos pode resultar numa intoxicação alimentar", acrescentou à Best Life.

O CDC afirma que a melhor maneira de minimizar essa possibilidade é lavar bem as mãos e com frequência. A autoridade de saúde afirma que é melhor lavar as mãos não apenas depois de usar a casa de banho, mas também "antes, durante e depois de preparar alimentos", bem como antes de comer.

4 - Pode espalhar germes da casa de banho para outras áreas da casa

Especialistas dizem que, mesmo que não use a casa de banho enquanto estiver nela, ainda deve lavar as mãos, principalmente se tocar em alguma coisa enquanto estiver lá dentro.

"A casa de banho é um dos lugares da casa onde a diversidade de bactérias, fungos, mofos e outros microrganismos é muito alta", afirma Kasparas Aleknavicius, médico, consultor médico da DoFasting e chefe de assuntos médicos da Kilo Health.

Aleknavicius explica à Best Life que isto ocorre principalmente porque a casa de banho tende a ser húmida, o que a torna num bom lugar para microrganismos se proliferarem.

"Se não lavar as mãos depois de usar a casa de banho, estará apenas a espalhar os microrganismos (germes) doa mesma para outras partes da casa. É altamente possível que essas bactérias ou fungos se propaguem noutros lugares e causem problemas de saúde para si e para a sua família. Isso é especialmente perigoso se houver crianças em casa, pois são mais vulneráveis a infecções e doenças", conclui alertando.