
Como qualquer dono dirá, o seu animal de estimação faz parte da família. E, de acordo com um novo estudo, muitas pessoas preferem os seus amigos de quatro patas à maioria dos seus familiares.
Pesquisas recentes publicadas na Scientific Reports revelam que donos de animais de estimação sentem "maior satisfação com os seus cães do que com qualquer parceiro humano, exceto os seus filhos".
De acordo com o relatório, muitas pessoas vivenciam menos interações negativas com os seus cães do que com as suas pessoas mais próximas.
Leia Também: Terão os animais temperamentos diferentes consoante o signo?
O estudo examinou o vínculo entre cão e dono em 13 escalas de relacionamento e comparou-as aos relacionamentos que os participantes têm com os seus parentes mais próximos, parceiros românticos, melhores amigos e filhos.
Os investigadores utilizaram o Inventário de Rede de Relacionamentos, que analisa os relacionamentos com pais, amigos e parceiros românticos em termos de cuidados, apego e sistemas de comportamento vinculativo.
Isso permitiu que os investigadores compreendessem o papel que os cães desempenham nas nossas vidas e explorassem as formas de apoio emocional e social que eles oferecem.
Leia Também: Sim, o seu cão pode estar com stress. Esteja atento a estes sinais
Os participantes do estudo foram auto selecionados, predominantemente do sexo feminino, jovens e de meia-idade, algo que os investigadores reconhecem que pode ter distorcido os resultados, visto que as mulheres tendem a demonstrar maior empatia e um apego mais forte aos cães, e são mais propensas a vê-los como membros da família ou filhos em comparação aos homens.
De um modo geral, este estudo conclui que os donos avaliam os seus cães em termos de companheirismo e carinho, em comparação com parentes próximos, melhores amigos e parceiros românticos. Os donos também avaliam os seus cães em termos de afeição, garantia de valor e aliança confiável. Portanto, chamar o seu cão de 'bebé' ou 'melhor amigo' não é apenas fofo, é ciência.
Leia Também: Sinais de alerta de que o seu patudo pode estar a ficar doente