
Já recebeu o convite para o casamento há uns meses, mas deixou para o fim a escolha do vestido? Olhe que não fez mal de todo. Já arrancou a época de saldos e nada melhor para aproveitar promoções em vários vestidos.
Mais curtos, mais floridos, com mangas e até com tecidos mais frescos, existem sugestões para todos os gostos. Depois, só tem de conjugar com algum sapato mais elegante e uns acessórios para que tudo fique perfeito.
Os vestidos são uma constante em várias coleções nesta altura. Podem ser facilmente adaptados para outras ocasiões do dia a dia, seja para uma festa de aniversário ou um encontro mais formal.
Neste caso não irá gastar muito no vestido, uma vez que estão em saldos, mas é sempre bom escolher uma opção que depois consiga usar noutro evento e não apenas para este casamento em específico.
O Lifestyle ao Minuto fez uma seleção de alguns vestidos que estão mais baratos do que o normal. Claro que não optámos por branco ou preto, duas das cores que estão quase que proibidas neste tipo de celebrações.
Percorra a galeria para conhecer alguns vestidos de casamento em promoção.
Só a noiva é que pode ir de branco? E posso levar um vestido preto?
Mas será que é mesmo deselegante levar um vestido branco a um casamento? E preto? também é algo que muitas pessoas reprovam, mas a verdade é que pode não ser assim tão direto e escrito na pedra. Pode sempre perguntar aos noivos e saber a sua opinião.
"Longe vão os tempos em que o preto era considerada cor proibida pelos convidados", começa por dizer Vasco Ribeiro, especialista em etiqueta e protocolo em entrevista ao Lifestyle ao Minuto.
"Caso seja uma peça elegante, distinta e pouco excêntrica, desde que os noivos não se importem". E o branco? "Continua a ser uma cor proibida pelas convidadas, para que não retirem o simbolismo da noiva", explica.
E os noivos, existe alguma etiqueta a seguir?
O branco deve ser sempre a escolha a seguir pela noiva? Nunca há espaço para alguma tentativa de inovação neste caso? O especialista também tem uma palavra a dizer neste caso. "O branco deixou de ser cor obrigatória e única. O mesmo acontece com o véu, os sapatos e buquê."
E no que diz respeito ao noivo, deve sempre optar por algo mais clássico? "Mantém-se um estilo mais clássico, nalguns casos com alguma desconstrução do tradicional para um registo 'cool & chic'. Já os acessórios podem ter alguma variação", continua o especialista.
Os presentes de casamento
Se nunca sabe bem o que dar num casamento, em primeiro lugar tem de perceber se existe alguma lista por parte dos noivos. Nesse caso, por normal, o especialista revela que são os padrinhos os responsáveis por essa lista.
"Em último caso, essa tarefa pode também ser entregue aos pais dos noivos. Se estiver indeciso no tipo de prenda, deve entrar em contacto com os padrinhos ou com os pais dos noivos."
E em relação ao valor, existe algum tipo de regra? "Quanto maior, mais antiga e direta for a relação com os noivos, maior deverá ser o valor do presente", continua.