A Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF), através do Grupo de Guarda Costeira (GGC) e do Grupo de Vigilância e Apoio (GVA), entre 17 e 18 de julho, realizou uma operação na área da Reserva Natural das Berlengas, no decorrer da qual foram apreendidos 68 covos de pesca, na Reserva Natural das Berlengas.

A Reserva Natural das Berlengas — classificada como Reserva da Biosfera pela UNESCO, Sítio da Rede Natura 2000 e Zona de Proteção Especial para as Aves Selvagens — destaca-se como um ecossistema único em Portugal, e que está localizada a cerca de seis milhas de Peniche e integra um património biológico incomparável, com habitats costeiros e subaquáticos, espécies endémicas raras (como Armeria berlengensis) e populações de aves marinhas protegidas como o airo, a cagarra e o corvo-marinho-de-crista.

A gestão desta área exige vigilância permanente face à pressão humana e à necessidade de preservação da biodiversidade.

Neste âmbito e dada a relevância ambiental do local para a GNR, foram empenhados meios marítimos do GGC, nomeadamente, a Coastal Patrol Vessel (CPV) P01 BOJADOR, a Coastal Patrol Boat (CPB) A1 CASSIOPEIA, diversas equipas dos Núcleos de Proteção Ambiental (NPA) de Lisboa, Figueira da Foz e Sines, e do GVA, especificamente do Destacamento de Vigilância Aérea (DVA).

Esta ação especializada desempenha um papel fundamental na vigilância, fiscalização e proteção ambiental, em meio costeiro e marítimo, através do esforço colaborativo, o qual resulta na preservação da biodiversidade e no cumprimento da legislação ambiental vigente, sendo ainda empenhados sistemas drones para monitorização costeira, marítima e identificação eficiente de alvos previamente identificados.

No decorrer da operação desenvolvida, foram elaborados quatro autos de contraordenação pela colocação de artes de pesca ilegais sem identificação, as quais foram apreendidas tendo em vista a sustentabilidade da zona protegida.

Da ação, resultou a apreensão do seguinte material:

· 68 covos de pesca;

· Um arte de palangre.

A atuação preventiva da UCCF reforça a presença institucional na proteção ambiental, numa missão que alia o conhecimento tático dos militares ao uso de tecnologia avançada. Esta operação destaca o contributo concreto da Guarda para a preservação da biodiversidade marinha e a salvaguarda dos ecossistemas costeiros, alinhando-se com os objetivos da Estratégia Europeia para áreas marinhas protegidas 2020-2030 e os compromissos nacionais de conservação ambiental.

A UCCF reafirma, desta forma, o seu empenho na proteção das áreas marinhas protegidas, operando em estreita colaboração com entidades como o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Direção-Geral de Política do Mar (DGPM), demonstrando que a segurança e sustentabilidade ambiental podem convergir numa ação coordenada e eficaz.

 A salvaguarda das áreas naturais sensíveis, como a Reserva Natural das Berlengas, constitui uma prioridade estratégica da GNR, que permanece fortemente empenhada na proteção do ambiente marinho, garantindo que as futuras gerações possam herdar um património natural preservado, equilibrado e sustentável.