
A Polícia de Segurança Pública (PSP), no âmbito das suas atribuições de prevenção criminal e policiamento de proximidade, entre os dias 07 e 18 de julho, desenvolveu, em todo o território nacional, a Operação “Come On”, através de ações de visibilidade, sensibilização, prevenção e vigilância nas zonas de maior fluxo e concentração de turistas, bem como em áreas mais conhecidas pela realização de eventos, contribuindo para o aumento dos índices subjetivos e objetivos da segurança e da confiança na Polícia.
Portugal foi eleito o “Melhor Destino Turístico da Europa” em 2023, na 30.ª cerimónia dos World Travel Awards. Nesta edição Portugal alcançou 17 prémios europeus entre as várias categorias, com destaque para a cidade do Porto, considerada “Melhor Destino City Break da Europa”, o Algarve, vencedor do “Melhor Destino de Praia da Europa”, Lisboa como “Melhor Destino de Cidade da Europa” e a Madeira, o “Melhor Destino Insular da Europa”.
Segundo os dados provisórios da página oficial do Turismo de Portugal, o setor do turismo é a maior atividade económica exportadora do país, sendo responsável, em 2024, por 48,1% das exportações de serviços e por 20,8% das exportações totais, tendo as receitas turísticas registado um contributo de 9,7% para o PIB nacional.
A PSP tem, entre outras, a missão de proteger, socorrer, auxiliar os cidadãos e defender e preservar os seus bens, sempre que se encontrem em situações de perigo. Os turistas pertencem aos grupos de pessoas que, por questões linguísticas e/ou por desconhecimento do regime legal do nosso País, podem deparar-se com situações de dificuldade.
Neste sentido, durante a janela temporal mencionada, foram realizadas 482 ações de visibilidade, maioritariamente em Zonas de Concentração de Pessoas, e efetuados 5.052 contactos individuais de prevenção criminal efetuados junto de turistas, tendo sido envolvidos 742 polícias em toda a operação.
Nesta operação, a PSP incrementou ainda a presença policial nas áreas com maior índice de ilícitos criminais cometidos contra turistas, tendo como principais objetivos:
· A sensibilização dos turistas para a adoção de medidas de autoproteção, no que concerne à sua segurança e à segurança dos seus bens em vários contextos, por forma a reduzir a oportunidade para a prática de crimes;
· A sensibilização dos profissionais ligados ao sector do turismo para a questão da segurança;
· Melhorar o acompanhamento pós-vitimação dos turistas vítimas de crime;
· A identificação dos recursos e parceiros existentes para apoio em caso de vitimação;
· Aumentar a confiança dos cidadãos (residentes) e dos turistas na Polícia de Segurança Pública;
· Aumentar a visibilidade policial nos locais de maior afluência de turistas (zonas históricas, culturais e de diversão noturna e terminais/gares de transportes públicos); e
· Prevenir e investigar os respetivos ilícitos.
A PSP, não só no âmbito desta operação, mas dentro do quadro das suas atribuições, com observância das normas legais aplicáveis, por forma a prevenir e a proteger de possíveis ilícitos criminais (furtos, roubos, burlas, etc.) todos aqueles que nos procuram e visitam, aconselha a:
· Andar com a carteira, dinheiro e cartões nos bolsos interiores da roupa e nunca colocar nada nos bolsos de fora;
· Não transportar grandes quantias de dinheiro ou objetos valiosos;
· Transportar as malas e mochilas sempre fechadas e, preferencialmente, na parte da frente do corpo;
· Denunciar sempre à PSP quaisquer furtos, roubos ou burlas (ainda que sejam meras tentativas);
· Anotar dados sobre pessoas ou veículos suspeitos que detete e transmita essas informações à PSP; e
· Em caso de dúvida alertar a Esquadra da PSP mais próxima para esclarecimento.
A PSP aconselha ainda, a todos os turistas que viajam com crianças, a aderir ao Programa Estou Aqui! Crianças, tendo em conta a probabilidade da ocorrência de desaparecimentos momentâneos dos mais pequenos, quer nas praias, quer em quaisquer outros locais de grande aglomeração de pessoas. Para esclarecimento de dúvidas relacionadas com pedidos de pulseiras, pode ser consultado o site oficial do programa em https://estouaqui.mai.gov.pt/Pages/Home.htm.
Para melhor auxiliar os turistas que visitam Portugal, a PSP dispõe de Esquadras de Turismo, nas cidades de Lisboa e Porto, e na vila de Cascais, nas quais podem ser efetuadas denúncias ou prestados quaisquer pedidos de ajuda e/ou esclarecimentos.
No âmbito da cooperação internacional e através de parcerias estratégicas, Portugal estabeleceu protocolos com Espanha, França e Itália, no sentido de permitir que elementos da Policía Nacional (Espanha), da Police Nationale (França) e da Polizia di Stato (Itália) se desloquem a Portugal para integrar ações de policiamento conjunto.
A PSP desenvolve assim um policiamento de maior proximidade junto dos cidadãos estrangeiros de férias em Portugal, auxiliando na comunicação e resolução de ocorrências e informações dos cidadãos que visitam Portugal. Estas ações/patrulhamentos conjuntos visam auxiliar o contacto entre os polícias portugueses e os muitos cidadãos de Espanha, França e Itália que visitam Portugal, apoiando o cumprimento da missão da PSP.
A PSP apela à denúncia de todos os crimes de que se tenha conhecimento, quer na condição de vítima ou testemunha, e relembra que quanto mais célere for esta denúncia, mais depressa serão efetuadas diligências para se chegar à identificação do(s) autor(es) do(s) crime(s).