A Biblioteca Municipal de Oleiros passou a integrar a BiblioLED, a nova plataforma digital de leitura e empréstimo de livros digitais e audiolivros, já disponível para todos os utilizadores inscritos. Este serviço inovador e gratuito visa promover os hábitos de leitura e a literacia digital, proporcionando acesso fácil, permanente e sem custos a centenas de títulos para crianças, jovens e adultos, explica o município oleirense.

A BiblioLED – Biblioteca Pública de Leitura e Empréstimo Digital – é uma iniciativa da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, que reúne as bibliotecas municipais da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, permitindo o empréstimo de livros em formato digital e audiolivros, acessíveis a qualquer hora e em qualquer lugar.

Através da plataforma, os utilizadores da Biblioteca Municipal de Oleiros podem ler e ouvir gratuitamente livros digitais e audiolivros em português; aceder ao catálogo através de computador, tablet, telemóvel ou e-reader compatível, realizar empréstimos e reservas de forma simples ou ler online ou offline, adaptando a leitura ao seu ritmo e conforto.

Cada utilizador pode ter até 2 livros digitais e 1 audiolivro em simultâneo, com um prazo de empréstimo de 21 dias, e as devoluções são automáticas. O acesso é feito através do site da BiblioLED ou da app móvel, disponível para Android e iOS.

Para começar a utilizar a BiblioLED, basta estar inscrito na Biblioteca Municipal de Oleiros e seguir os passos de registo na plataforma.

Para a Câmara de Oleiros, esta é mais uma aposta no acesso universal à leitura, “reforçando o papel da biblioteca como espaço de cultura, conhecimento e inclusão digital”.