
O Bloco de Esquerda em Almada deu início à preparação da candidatura às eleições autárquicas com a aprovação dos cabeças de lista à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal. Sandra Cunha, ex-deputada à Assembleia da República, será a candidata à Câmara, enquanto Jefferson Oliveira, atual vereador em substituição, encabeçará a lista à Assembleia.
Com um balanço positivo dos mandatos de Joana Mortágua e José António Rocha, o partido reforça a ambição de se afirmar como alternativa progressista no concelho, criticando o atual executivo socialista por se encontrar “demasiado encostado à direita” e alheado das reais necessidades da população.
Sandra Mestre Cunha, de 52 anos, socióloga e investigadora, tem raízes profundas em Almada, onde cresceu e reside. Feminista e ativista pelos direitos humanos, esteve na Assembleia da República entre 2015 e 2021. É ainda membro da Coordenadora Distrital de Setúbal do Bloco e da Comissão de Direitos do partido.
Jefferson Oliveira, de 33 anos, é licenciado em Teatro e Sociologia, residente em Almada desde 2001. Ator e dinamizador cultural, tem um percurso ligado ao associativismo local, que considera pilar do desenvolvimento democrático do concelho. É membro da Coordenadora Concelhia do Bloco e tem assumido funções de vereador na autarquia.
A nova equipa pretende dialogar com outras forças de esquerda, afirmando-se como alternativa à atual governação municipal. Em breve, o partido divulgará também os candidatos às Assembleias de Freguesia do concelho.