
A Câmara Municipal de Vila Viçosa denunciou publicamente a existência de várias lixeiras ilegais no concelho, classificando estes atos como reflexo de «falta de civismo» por parte de alguns munícipes. A autarquia garante que tem promovido ações regulares de recolha de resíduos e apela à colaboração da população para manter o espaço público limpo.
Segundo a autarquia, a deposição ilegal de monos e resíduos continua a ser recorrente, apesar dos meios gratuitos disponibilizados para o efeito. «A recolha de monos é gratuita e pode ser agendada através de uma simples chamada telefónica», refere o município, acrescentando que o centro “EcoViçosa” se encontra aberto diariamente, das 7h30 às 13h00, para receção de resíduos como monos, verdes e cartão, entre outros.
A Câmara sublinha que «estas situações não representam falta de ação por parte do Município e dos seus funcionários», apontando que a resposta municipal tem sido contínua. Ainda assim, denuncia que «existem pessoas que se dignam a fazer lixeiras a céu aberto, esperando que alguém os sirva».
A autarquia defende que só através de um esforço coletivo será possível fazer do concelho de Vila Viçosa um exemplo a nível ambiental. «Basta que todos queiram e para isso colaborem», conclui a nota divulgada.

