
A CCDR NORTE e a Cooperativa Árvore formalizaram um protocolo de cooperação que visa promover a circulação de artistas emergentes e divulgar a coleção de arte contemporânea da cooperativa em diferentes locais da Região Norte. A assinatura do acordo decorreu nas instalações da cooperativa, na cidade do Porto.
O vice-presidente da CCDR NORTE, Jorge Sobrado, destacou que esta colaboração permitirá valorizar o legado artístico da Cooperativa Árvore, ao mesmo tempo que potencia a criação contemporânea. “Este acordo abre portas a uma cooperação que permitirá valorizar o notável legado artístico da cooperativa, mas também o seu potencial de criação contemporânea, considerando os artistas associados, numa geografia mais alargada”, referiu.
Com cerca de 400 artistas associados, a Cooperativa Árvore passará a ter uma presença mais ativa e descentralizada, com exposições e atividades a decorrer em museus e galerias da região. A iniciativa prevê também a criação de uma comissão de acompanhamento que reunirá representantes das duas instituições para assegurar a execução e desenvolvimento das atividades conjuntas.
O presidente da Cooperativa Árvore, José Emídio, manifestou a sua satisfação com o protocolo, classificando-o como um momento “muito significativo para a Região” e um incentivo adicional à missão da instituição.

Por sua vez, o presidente da CCDR NORTE, António Cunha, sublinhou que a cooperativa é “um parceiro de excelência” da entidade regional e um “ator incontornável” no panorama artístico do Norte. Enquadrou ainda esta colaboração nas estratégias culturais regionais, mencionando programas como as Rotas do Norte, que incluem percursos temáticos como a Rota do Românico, Rota dos Escritores, Rota do Barroco e Rota da Arte Contemporânea.
Também presente na cerimónia, o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, considerou esta parceria um exemplo positivo de articulação entre cultura e turismo.
No âmbito do protocolo, a CCDR NORTE compromete-se a prestar apoio técnico e institucional, bem como a colaborar na conceção de programas e eventos ligados à arte contemporânea. A Cooperativa Árvore assegura, por sua parte, a partilha de informação sobre a sua coleção e programação cultural, promovendo a itinerância das suas obras e artistas.
Mais informações:
Cooperativa Árvore – https://www.arvorecoop.pt
CCDR-N – https://www.ccdr-n.pt
Fotografias: CCDR-N