
Estão abertas, até 12 de agosto, as candidaturas à 7.ª edição do programa BrightStart da Deloitte, uma iniciativa destinada a estudantes do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Tecnologias Informáticas do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).
O programa assegura aos participantes uma bolsa de estudo de longa duração, incluindo a cobertura integral de propinas e taxas de inscrição. A partir do segundo semestre do curso, os alunos têm a oportunidade de integrar equipas da Deloitte, participando em projetos reais em ambiente profissional, com o objetivo de desenvolver competências práticas e técnicas relevantes para o mercado de trabalho.
Criado em 2017, o BrightStart teve em Setúbal a sua primeira implementação. Desde então, a iniciativa tem vindo a consolidar-se, contando atualmente com mais de 30 estudantes integrados. Para a edição de 2025, está prevista a entrada de 18 novos alunos.
No âmbito do programa, estão agendadas três sessões de esclarecimento online dirigidas a candidatos e encarregados de educação, a realizar nos dias 21 e 31 de julho e 7 de agosto, sempre às 18h30. As inscrições para estas sessões podem ser feitas no site da Deloitte.
O plano curricular está alinhado com o ano letivo do IPS e inclui disciplinas como Programação, Tecnologias de Mercado, Engenharia de Software e Programação para Web.
Segundo Paulo Almeida, Partner da Deloitte, o programa BrightStart tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de competências entre os finalistas do ensino secundário que pretendem ingressar na área das tecnologias.