
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, através do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, em articulação com os municípios de Évora, Mora e Vila Viçosa, promove nos dias 19 e 20 de maio o Exercício Distrital AlCentrEx’25.
A iniciativa tem como objetivo testar a resposta operacional das entidades com responsabilidades na área da proteção civil, perante a simulação de um sismo e outras ocorrências associadas. O exercício decorre em dois formatos: em modo CPX (Command Post Exercise), no dia 19, e em modo combinado LivEx (com movimentação real de forças no terreno) e CPX, no dia 20.
Durante o AlCentrEx’25 serão avaliadas, em tempo real, as capacidades de organização do Comando Sub-Regional e dos Serviços Municipais de Proteção Civil dos três municípios envolvidos, nomeadamente na ativação e operacionalização dos respetivos Planos de Emergência.
Entre os objetivos definidos para o exercício estão o treino de procedimentos institucionais e operacionais, a verificação da articulação entre os vários níveis de comando e coordenação — incluindo os Postos de Comando de Área, o Posto de Comando Operacional, o Centro de Coordenação Operacional do Alentejo Central, a Comissão Distrital de Proteção Civil de Évora e a Sala de Operações do CSREPC —, bem como a validação dos fluxos de comunicação entre entidades.
Participam na operação vários agentes de proteção civil e entidades com especial dever de cooperação, entre os quais os Serviços Municipais de Proteção Civil, corpos de bombeiros, GNR, PSP, Polícia Judiciária, Autoridade de Saúde, Força Especial de Proteção Civil, Forças Armadas, Cruz Vermelha Portuguesa, Centro Distrital de Segurança Social, Águas do Vale do Tejo, Infraestruturas de Portugal, BRISA e E-Redes.
O exercício visa reforçar a prontidão e a coordenação interinstitucional face a cenários complexos de emergência.