Desta quinta-feira a domingo, realiza-se mais uma edição do FAMAFOLK – Festival Internacional de Folclore de Famalicão®. Organizado pelo Grupo Etnográfico Rusga de Joane e coorganizado pelo Município de Vila Nova de Famalicão, a quinta edição do certame promete encher os palcos e as ruas com as cores, os sons e as danças dos cinco continentes, com a participação de grupos da Bulgária, Chile, México, Colômbia, Polónia, Hungria Chéquia e Portugal.

Como refere o diretor Ricardo Carneiro, «O FAMAFOLK® não é apenas um festival. É um ponto de encontro entre culturas, gerações e comunidades. Uma oportunidade para partilhar a nossa identidade e acolher a dos outros».

Além das atuações, também haverá momentos de convívio, workshops e apresentações em diferentes espaços públicos, promovendo o contacto entre os artistas e a comunidade local. Os grupos convidados também vão conhecer o património de Famalicão e interagir com os grupos folclóricos do concelho, que também sobem ao palco ao longo do festival que é de entrada gratuita.

Esta edição é particularmente importante por ser o último ano de avaliação pela CIOFF Portugal, no âmbito da candidatura ao selo de festival oficialmente reconhecido pela CIOFF® – organização internacional parceira da UNESCO que distingue os melhores festivais de folclore do mundo.

As exibições começam esta quinta-feira, às 21h30, na Praça D. Maria II; na sexta, à mesma hora, têm lugar no Largo do Mosteiro, em Landim. Por último, no sábado, também às 21h30, é o Parque da Ribeira a receber os grupos.