
O Governo vai assinar esta terça-feira, 22 de julho, protocolos com sete municípios para a recuperação de Património Cultural Classificado, numa cerimónia que decorrerá pelas 11:00 no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa. A iniciativa, que contará com a presença da Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, envolve dois concelhos alentejanos: Alvito e Moura.
No concelho de Alvito, será intervencionada a Igreja Matriz, um dos principais monumentos da vila, classificado como Imóvel de Interesse Público. Já em Moura, está prevista a reabilitação das Muralhas Modernas, estrutura de relevância histórica e estratégica para o centro histórico da cidade.
Estes projetos fazem parte de uma nova parceria entre o Património Cultural, IP (Ministério da Cultura, Juventude e Desporto) e a ESTAMO, SA (Ministério das Finanças), com o objetivo de responder à necessidade de conservação urgente de monumentos classificados. Na primeira fase, o investimento global supera os três milhões de euros, estando prevista uma segunda etapa que poderá elevar o montante total para 8,8 milhões de euros.
A articulação com os municípios é central neste modelo de cooperação entre Cultura, Finanças e autarquias. Além de Alvito e Moura, integram esta fase inicial do projeto os concelhos de Lisboa, Melgaço, Ponte da Barca, Póvoa de Varzim e Tavira, com intervenções em património religioso e defensivo de relevo.
A cerimónia de assinatura contará também com a presença dos secretários de Estado do Tesouro e Finanças, João Silva Lopes, e da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado