O IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco – assinalou o encerramento da 2ª edição do Curso Pré-Universitário da América Latina.

Durante o último semestre, 31 estudantes oriundos do Equador, Venezuela, Costa Rica, Bolívia, Colômbia e Peru participaram numa formação intensiva que teve como objetivo preparar a sua entrada ao ensino superior português. Com uma componente formativa sólida em áreas como Língua e Cultura Portuguesa, Comunicação, Desenvolvimento Humano, Projetos de Cidadania, Metodologias de Investigação e Tecnologias de Informação e Comunicação, as disciplinas foram lecionadas por docentes do IPCB e docentes convidados.

Além da formação, o IPCB conta que o curso permitiu também aos estudantes internacionais usufruir de um período de ambientação em Portugal, facilitando a transição não só entre níveis de ensino, como também entre diferentes países e culturas, nivelando conhecimentos e facilitando a adaptação ao contexto académico e social português.

A vice-presidente do IPCB, responsável pela coordenação desta parceria com a Estudar Portugal, destacou o empenho dos estudantes e o papel fundamental desta iniciativa na promoção de uma transição bem-sucedida entre sistemas de ensino distintos, reforçando ainda a importância do acolhimento cultural e da formação personalizada. Ana Vaz Ferreira referiu ainda que “este curso é muito mais do que uma preparação académica. É também uma ponte entre culturas, um espaço de partilha e crescimento que enriquece toda a comunidade académica do IPCB”.

A sessão de encerramento contou com a presença de representantes institucionais, a coordenadora pedagógica do curso, Margarida Morgado, docentes, colaboradores e estudantes que participaram no programa, numa cerimónia que celebrou não só a conclusão de mais uma etapa académica, mas também a integração e o intercâmbio cultural promovido ao longo do semestre.

Com o encerramento desta edição, o IPCB refere que reafirma o seu compromisso com a internacionalização e a inclusão no ensino superior, preparando já futuras edições deste programa que tem vindo a consolidar-se como uma referência na integração de estudantes internacionais provenientes da América Latina.

Esta iniciativa é promovida no âmbito do Centro Interdisciplinar de Línguas, Cultura e Educação do IPCB.