O Município de Reguengos de Monsaraz iniciou esta terça-feira, 16 de julho, uma campanha de recolha de assinaturas junto da população, com o objetivo de exigir ao Ministério da Saúde a criação de um Serviço de Urgência Básica (SUB) a funcionar 24 horas por dia na Unidade de Saúde Familiar local.

A iniciativa teve início no jardim público de Perolivas, entre as 10h e as 12h30, e vai percorrer, ao longo das próximas semanas, diversas localidades do concelho, incluindo freguesias vizinhas que também são abrangidas por esta unidade de saúde.

A autarquia pretende entregar o abaixo-assinado ao Governo como forma de reivindicar uma resposta adequada às necessidades urgentes da população em matéria de cuidados de saúde. «A criação de um SUB 24 horas é uma prioridade para garantir o atendimento permanente e de proximidade à nossa comunidade», sublinha o Município.

Calendário da recolha

A campanha continuará nos dias seguintes, sempre no período da manhã, das 10h às 12h30:

  • 17 de julho: Caridade, junto ao Centro Cultural Caridadense 1.º de Maio;
  • 18 de julho: Motrinos, junto à Igreja de Nossa Senhora do Carmo;
  • 21 de julho: Barrada, junto ao Centro Cultural e Recreativo da Barrada;
  • 22 de julho: Telheiro, junto aos lavadouros públicos;
  • 23 de julho: Monsaraz, no Largo Dom Nuno Álvares Pereira;
  • 24 de julho: Outeiro, junto ao Centro Cultural de Outeiro.

No dia 25 de julho, a recolha decorre em dois períodos: das 9h30 às 10h30, junto à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, na Cumeada, e entre as 11h e as 13h no Largo do Cruzeiro, em São Marcos do Campo.

No Mercado Municipal de Reguengos, a ação decorrerá no dia 26, das 8h às 12h, e no dia 28, entre as 10h e as 12h30, a iniciativa estará na Praça Bernardino José Cruz, em Campinho. Já em Reguengos de Monsaraz, a recolha realiza-se novamente no dia 29, das 9h às 12h30 na Praça da Liberdade, e das 14h30 às 17h30 no Centro de Saúde.

Em São Pedro do Corval, os interessados poderão assinar o documento nos dias 30 de julho e 5 de agosto, das 10h às 12h30, na Praça Dr. Manuel Fialho Recto. A Vendinha, no concelho de Évora mas servida pela mesma unidade de saúde, terá recolha no dia 1 de agosto, na Rua da Igreja, no mesmo horário.

A campanha termina com ações nas localidades de Santo António do Baldio (6 de agosto, das 10h às 11h30, junto ao posto médico), Carrapatelo (6 de agosto, das 12h às 13h, no Largo da Igreja), e finalmente Reguengos de Monsaraz, com nova sessão de recolha a 7 de agosto, entre as 10h e as 12h30, na Praça da Liberdade.