O Município de Vila Viçosa assinou um protocolo de colaboração com as farmácias do concelho, tendo em vista a vacinação do «rotavírus», a partir de 1 de janeiro.

Segundo Inácio Esperança, presidente da autarquia, em declarações a’ODigital.pt, a parceria foi firmada com todos os estabelecimentos, à exceção do de São Romão, mas tranquilizou, referindo que «os cidadãos de São Romão podem adquirir estas vacinas em qualquer uma das outras farmácias no concelho».

Assim, explicou que o município vai «patrocinar a vacina, que a maioria dos pediatras considera muito boa para recém-nascidos e crianças e custa cerca de 120€», uma que não está no Plano Nacional de Vacinação.

«É dada em duas doses e protege de problemas intestinais e abdominais, que são comuns nas crianças e a maioria não leva, porque, sendo cara, os pais não dão», destacou o autarca.

O presidente explicou que para os pais beneficiarem desta colaboração deverão «entregar na Câmara, a receita que o pediatra ou o médico de família fazem e um atestado da junta de freguesia para sabermos se a criança reside no concelho».

«Recebe de imediato a credencial para ir à farmácia levantar as vacinas», atirou Inácio Esperança.

Esta parceria surgiu, segundo edil calipolense, da ideia de que «os nossos jovens deviam estar protegidos contra algumas doenças que são recorrentes e cada vez aparecem mais». Situações estas que «podem estar protegidas através da vacinação».