
O Museu Marítimo de Ílhavo celebra o seu 88.º aniversário, no dia 8 de agosto, com uma programação que se estende até domingo, 10 de agosto.
Num fim de semana preenchido de atividades, o Museu inaugurará uma exposição dedicada às mulheres, à ciência e à preservação do Oceano, um concerto de piano, um espetáculo para crianças e uma oficina criativa dedicada à exposição “Azul em Festa”.
No próximo dia 8 de agosto, pelas 18h00 será inaugurada a exposição temporária “O Mar por objeto: As mulheres, a ciência e o outro lado do Oceano”.
Esta exposição reúne um conjunto de 14 fotografias da autoria de Aníbal Lemos, Diretor do Centro de Artes de São João da Madeira, que retratam Mulheres que desenvolveram a sua vida académica e profissional em torno do estudo do Oceano e do Mar Português.
Às 19h00, o pianista Tiago Matos é o protagonista do concerto de piano “Uma Viagem pelo Mar”. Tiago Matos colabora assiduamente com o projeto cultural 23 Milhas, Orquestra Filarmonia das Beiras e Orquestra Filarmónica Gafanhense, e noutros projetos culturais desenvolvidos a nível nacional e internacional. O concerto contempla a interpretação de diversos compositores clássicos e contemporâneos na sua abordagem tímbrica aos temas de
inspiração marítima.

Ainda em dia de aniversário, os Amigos do Museu de Ílhavo enriquecerão as coleções do Museu Marítimo de Ílhavo com quatro bens culturais móveis que serão apresentados ao público nesse dia. Tratam-se de duas gravuras da autoria de João Carlos Celestino Gomes, intituladas Gaibéus (1944) e Marés (sem data), inspiradas nas obras literárias de Alves Redol e duas aguarelas sobre papel: uma da autoria do Comandante António Jervis de Athouguia Pinto Basto, intitulada “Bênção dos Bacalhoeiros”, 1937, e a outra da autoria de Martins Barata intitulada “Cena de interior com pescadores”, datada de 1927.
No dia 9 de agosto, terá lugar “O peixinho que descobriu o mar”, de Pedro Giestas, um espetáculo de figuras animadas dedicado aos mais novos, com sessões às 10h30, 11h30, 15h30 e 17h30.
Ainda no mesmo dia, pelas 16h00, irá decorrer uma visita diálogo no âmbito da exposição temporária “Azul em Festa”, com a curadora Fátima Marques Pereira e a artista Inês Moura.
De seguida, Inês Moura dinamizará uma oficina de criatividade denominada de “Quando as letras, também são desenhos”.
Nesta oficina os participantes participam um exercício de observação, análise e imaginação, no qual desconstroem palavras e utilizam as suas letras para ilustrações originais.

No domingo, 10 de agosto, é dia aberto no Museu Marítimo de Ílhavo, no Navio-Museu Santo André e no Centro de Religiosidade Marítima.
Para mais informações ou inscrições, os interessados podem contactar através do e-mail visitas.mmi@cm-ilhavo.te ou pelo contacto telefónico do Museu Marítimo de Ílhavo, 234 329 990.