
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém concluiu mais um ciclo da iniciativa “Presidência nas Freguesias 2025”, um projeto que tem vindo a afirmar-se, ao longo dos últimos 12 anos, como uma ferramenta estratégica fundamental para a gestão autárquica e para o reforço da proximidade com a população.
O Presidente da Câmara, Álvaro Beijinha, faz um balanço “muito positivo” desta edição, destacando a importância da iniciativa nos três mandatos que tem liderado:
“Percorremos o território de todas as freguesias, com exceção de 2020, devido à pandemia da COVID-19.”
O autarca sublinha o contacto direto com milhares de munícipes e o diálogo próximo com associações, empresas, instituições de saúde, entidades sociais, de proteção civil e do associativismo, com o objetivo de compreender as suas necessidades e procurar soluções dentro das competências do Município.
“Visitámos centenas de empresas, conhecemos as realidades locais, escutámos preocupações e recebemos contributos valiosos para melhorar as freguesias”, afirma Álvaro Beijinha.
As visitas decorreram entre março e julho, com a participação de uma comitiva composta pelo Presidente da Câmara, vereadores com pelouros, presidentes de Juntas de Freguesia, executivos locais e técnicos municipais. Segundo o autarca, esse trabalho de campo permitiu chegar à fase de elaboração do Orçamento Municipal com as prioridades do território bem identificadas.
Além do impacto direto na planificação estratégica do Município, Álvaro Beijinha destaca ainda os benefícios internos, nomeadamente o conhecimento mais profundo do território por parte dos técnicos municipais, e a descentralização das reuniões da Câmara Municipal, sessões da Assembleia e atendimentos ao público, que considera essenciais para aproximar a administração local dos cidadãos.
“Foi uma experiência enriquecedora enquanto autarca e cidadão,” concluiu o Presidente da Câmara.