
A vila de Alandroal conta a partir desta quinta-feira, dia 4 de setembro, com uma instalação artística no Largo do Arquiz, que se estende à Praça de Armas do castelo.
Uma obra com referências à «cultura milenar» do concelho, segundo João Grilo, presidente da autarquia, da autoria de Cain e de alguns artistas alandroalenses.
Para o autarca, o “Primeiros Passos” pode fazer justiça ao nome, uma vez que «temos um conjunto de artistas locais que se vêm destacando no trabalho que fazem, com os materiais da região».
«Existem já algumas peças de arte pública expostas que o município adquiriu e que são desenvolvidas por eles», acrescentou o presidente.
Capital Europeia da Cultura
João Grilo confessou ainda que esta obra tem «subjacente» uma ideia de «futuro», até porque «vamos entrar numa fase muito interessante de um processo transformador para o território que se chama Évora Capital Europeia da Cultura 2027».
«Os artistas locais e os municípios vão ser desafiados a desenvolver projetos para submeter a candidaturas», acrescentou, dizendo ainda que «queremos, de alguma forma, estar preparados para isso».
Assim, os artistas locais «querem desenvolver um projeto que venha a merecer o enquadramento» na capital europeia da cultura, pelo que «estamos aqui a lançara a ‘primeira pedra’ para esse processo».
«Queremos trabalhar em conjunto e queremos construir uma candidatura sólida», concluiu o autarca.
De seguida, fique com a reportagem fotográfica realizada na inauguração.