O Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa (RSBL) celebra este ano o seu 630.º aniversário no Dia da Unidade, a ser comemorado a 19 de maio, na Praça do Comércio.

A cerimónia, marcada para as 11h00, contará com um desfile de forças em parada e veículos motorizados, destacando a importância histórica e a presença do RSBL na cidade.

O evento contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e do comandante do RSBL, Alexandre Rodrigues, além de várias homenagens aos bombeiros.

Incluindo uma cerimónia de imposição de condecorações e a entrega de prémios Interquartéis, Intercompanhias e Interbatalhões, será também celebrada a conquista do vice-campeonato mundial de desencarceramento.

O RSBL, com mais de seis séculos de história, foi integrado na Câmara Municipal de Lisboa em 1852 e é atualmente a maior e mais antiga corporação de bombeiros do país.

A unidade, composta por 1112 profissionais, responde a mais de 20 mil intervenções anuais na cidade, com uma frota de 150 veículos operacionais e logísticos distribuídos por 11 quartéis estrategicamente localizados em Lisboa.

O objetivo do Dia da Unidade é fortalecer o espírito de coesão entre os membros ativos e aposentados do corpo de bombeiros, promovendo a proximidade e confiança com a população lisboeta.

A cerimónia terá início às 10h50 com a formatura dos participantes e culminará com o desfile das forças em parada, a comunicação social que pretender cobrir o evento deve realizar a acreditação até às 10h25, com estacionamento disponível para as viaturas da imprensa na zona do Ministério da Defesa Marinha.

Este evento sublinha a importância do RSBL na proteção e socorro à comunidade, além de reforçar o orgulho e a tradição de uma das mais antigas corporações de bombeiros do mundo.