Portugal continental vai ser afetado por uma “região depressionária, com expressão em altitude” e “centrada sobre o norte da Península Ibérica” que provocará aguaceiros e trovoada, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O vento “soprará fraco a moderado do quadrante oeste”.

Já as temperaturas devem manter-se estáveis, com frio, especialmente em “alguns locais do interior Norte e Centro”. A temperatura mínima vai variar entre os 5 e 12 graus e a máxima entre 15 e 23 graus.

Com um aviso especial para esta segunda e terça-feira, por causa da celebração do dia 13 de maio em Fátima, o IPMA indica que hoje não deve chover na região e o vento será fraco, com as temperaturas a variarem entre os 8 e os 10 graus.

Para terça-feira estão previstos aguaceiros para a maior parte do país, “em especial durante a tarde”, e a região de Fátima não será exceção.

“O vento deverá soprar fraco a moderado a predominar de noroeste, com a temperatura máxima a rondar 19 a 20ºC. Além da incerteza na localização da precipitação associada a este tipo de regime (aguaceiros), salienta-se que poderão ainda existir alterações na previsão para este dia, aconselhando-se o acompanhamento da atualização das previsões nos próximos dias”, avisa o IPMA.

O sol deverá estar de volta na quinta-feira, embora o céu ainda possa estar parcialmente nublado em algumas zonas do país. Prevê-se também uma subida das temperaturas na segunda quinzena de maio, ou seja, já a partir da próxima semana.

As ilhas devem contar com chuva durante toda a semana, mas as temperaturas vão manter-se estáveis, entre os 12 graus de temperatura mínima e os 21 de máxima.

No concelho de Oliveira do Hospital, as temperaturas oscilam hoje entre os 5ºC de mínima e os 16ºC de temperatura máxima.